edit Editar esse Conteúdo

Durante posse do novo DPG, Defensoria Pública do TO é reconhecida nacionalmente

Publicado em 27/01/2011 16:24
Autor(a): Autor não informado
O presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos – ANADEP, André Castro, ressaltou em seu discurso que a grande meta das Defensorias Públicas - Foto: Manoel Jr.
Autoridades nacionais e estaduais do meio jurídico prestigiaram a posse do novo defensor público geral, Marcello Tomaz de Souza, que aconteceu nesta quarta-feira, 26, no auditório da Assembleia Legislativa, em Palmas.

O presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos – ANADEP, André Castro, ressaltou em seu discurso que a grande meta das Defensorias Públicas para os próximos anos é estender o atendimento para todas as cidades do Brasil. “O Tocantins está à frente porque já consegue atender 100% das Comarcas do Estado e, com os atendimentos Itinerantes realizados, consegue levar o atendimento para assistidos de quase todas as cidades. Por isso, a Defensoria Pública do Tocantins alcança um lugar de destaque no cenário nacional e é umas das mais importantes Defensorias Públicas do país, sendo referência para outros Estados, inclusive para o meu Estado, Rio de Janeiro, em que a Defensoria Pública existe há 50 anos e, em muitos aspectos, nos inspiramos no Tocantins”, ressaltou André Castro.

Segundo o III Diagnóstico das Defensorias Públicas, realizado com a parceria do Ministério da Justiça, de 2006 a 2008, o número de pessoas atendidas pelas Instituições cresceu 113%, com mais de 10 milhões de pessoas beneficiadas com o atendimento jurídico integral e gratuito. Só no Tocantins, neste mesmo período, cerca de 400 mil pessoas receberam o atendimento da Defensoria Pública.

De acordo com o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Tocantins – ADPETO, Murilo da Costa Machado, o reconhecimento nacional da Instituição deve-se, entre outros fatores, à competência e comprometimento de todos da categoria. “Atender o cidadão pobre que não tem condições de pagar advogados é a grande razão do nosso existir. Isso é Cidadania, é democracia, é Estado Democrático de Direito, é garantir o acesso à justiça. E neste ponto, o Estado do Tocantins, por meio dos Defensores Públicos, não mediu esforços para que a prestação jurídica integral e gratuita acontecesse”, disse Murilo Machado.

A vice-presidente do Conselho Nacional dos Defensores Públicos Gerais – CONDEGE, Francilene Brito Bessa, a Defensoria Pública do Tocantins é um exemplo nacional. “É muito grande a responsabilidade de ser um Defensor Público, e a Instituição tocantinense tem consciência desta missão, deste compromisso com o cidadão carente e, por isso, vem desempenhando um excelente trabalho, sendo destaque no cenário nacional”, finalizou a presidente.






keyboard_arrow_up