edit Editar esse Conteúdo

DPE prestigia lançamento de projeto de assistência a crianças com TEA e TDAH em Paraíso do Tocantins

Publicado em 14/03/2024 09:00
Autor(a): Marcus Mesquita / Comunicação DPE-TO
Prefeito de Paraíso (D) com a equipe da Defensoria Pública - Foto: Davi Andrade Melo/Ascom Prefeitura de Paraíso - Divulgação

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) prestigiou o lançamento do projeto “Abraça Paraíso”, uma iniciativa do Executivo Municipal focada na oferta da devida assistência a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O evento foi realizado nesta terça-feira, 12, no auditório da Prefeitura de Paraíso, cidade que fica a 61 km de Palmas e contou com a participação da Diretora do Núcleo Regional da DPE-TO de Paraíso do Tocantins, defensora pública Arlete Kellen Dias Munis, da defensora pública Ítala Graciella Leal de Oliveira e do assessor jurídico Thiago Vinícius Gomes Miranda.

Com o “Abraça Paraíso”, conforme anunciado durante a solenidade de lançamento, o serviço público de saúde do município passa a contar com profissionais especializados no atendimento de demandas que envolvem o neurodesenvolvimento, como neuropediatras, psicólogos, neuropedagogos e uma equipe técnica multidisciplinar.

Segundo explicou Arlete Kellen, há dois anos a DPE-TO e a Prefeitura vêm dialogando sobre a necessidade de algo ser realizado em prol do atendimento das crescentes demandas que surgiam no município acerca da falta de oferta de estrutura e de profissionais adequados para o atendimento de crianças com TEA ou TDAH, algo notado por ela e pela defensora pública Ítala Graciella nas atuações da área da saúde junto às 1ª e 2ª Defensorias Públicas da Infância de Paraíso, respectivamente.

“Em parte, este projeto é fruto dos nossos diálogos, desta parceria da Defensoria com a Prefeitura. Por isto, este lançamento é um sonho sendo realizado, porque com ele muitos dos nossos assistidos terão acesso ao devido atendimento e, certamente, isto vai levar o número de judicializações nesta área a diminuir”, comemorou a Diretora do Núcleo Regional de Paraíso da DPE-TO.

Presenças

Além da defensora pública Arlete Kellen, também participaram da solenidade o prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais; o secretário municipal de Saúde, Arllérico André; e outras autoridades e parceiros locais.

keyboard_arrow_up