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Defensoria Pública solicita e Saneatins garante água em 90 dias no Lago Norte

Publicado em 05/06/2012 10:05
Autor(a): Autor não informado
Equipe da Defensoria Pública durante visita na comunidade - Foto: Maria Tereza Lemes

Depois de avaliar, in loco, a situação das mais de 500 famílias que moram no Setor Lago Norte, em Palmas, o Núcleo de Ações Coletivas da Defensoria Pública – NAC, enviou uma série de ofícios ao Poder Público e a Instituições buscando garantir a dignidade à pessoa humana das famílias do setor.

Um dos documentos foi encaminhado à Companhia de Saneamento do Tocantins – SANEATINS, que garantiu a instalação de rede de água tratada no setor, em 90 dias. A falta de água tratada era uma das principais demandas das famílias que habitam o Setor Lago Norte, o que vinha ocasionando problemas de saúde na comunidade, que há muito tempo pleiteava este serviço.  

Para subsidiar todo o trabalho, a equipe de Assistentes Sociais da Defensoria Pública elaborou um Relatório Social com as famílias do Setor Lago Norte e do Santo Amaro 2ª Etapa. De acordo com o relatório, as comunidades visitadas apresentam um quadro comprometedor por falta de regularização da área. Não existe Unidade de saúde para atender às famílias, e os moradores que precisam deste serviço são obrigados a se deslocarem para o Posto de Saúde da 508 Sul ou 603 Norte. Também não há escola no local e os moradores têm dificuldades de locomoção até a Unidade escolar mais próxima. Além disso, falta asfalto, saneamento básico, segurança pública e iluminação nas vias vicinais.

Também foi encaminhado para o Instituto de Terras do Tocantins – Itertins, uma requisição para levantamento topográfico da região do Setor Lago Norte, com identificação cadastral atual dos possuidores de cada lote. O objetivo é garantir as famílias que residem no setor o direito à  regularização fundiária e, ainda, o direito ao mínimo existencial ao ser humano.
 

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