edit Editar esse Conteúdo

Defensoria Pública registra aumento no número de acordos feitos em Araguaína

Publicado em 11/06/2012 09:51
Autor(a): Autor não informado
Defensoria Pública registra aumento no número de acordos feitos em Araguaína - Foto: Autor não informado
A procura pela resolução de conflitos de forma extrajudicial já tem resultados expressivos na Defensoria Pública em Araguaína. O número de acordos realizados nesta Comarca já apresenta aumento de quase 300% se comparado com o ano passado.

Priorizando os atendimentos pelo Núcleo de Conciliação, a Instituição aumentou o número de conciliadores, bem como a área de atuação. “Realizamos acordos na área cível e no juizado especial cível, além da família. Estamos nos organizando para estender a atuação também às áreas cível e juizado, as quais requerem uma atenção especial, pois, geralmente, as ações envolvem empresas que não estão muito propensas a fazer acordo”, explica a defensora pública Irisneide Ferreira, responsável pelo Núcleo de Conciliação em Araguaína.

A Defensora Pública explica, ainda, que nos casos comuns que envolvem pessoas físicas, assuntos mais simples, como cobrança de dívida e briga de vizinho, os acordos têm surtido efeitos positivos, e muitos casos que poderiam se tornar ações judiciais têm sido resolvidos com acordos entre as partes. “Em Araguaína, adotamos a dinâmica de encaminhar o assistido previamente ao Núcleo de Conciliação, antes mesmo de serem atendidos pelos Defensores Públicos”, comenta.

Com a nova forma de atendimento na Defensoria Pública em Araguaína, cerca de 50% dos assistidos que procuraram a Instituição para resolução de algum conflito já são atendidos pelos conciliadores e somente em casos em que não há possibilidade de acordo entre as partes envolvidas são encaminhados aos procedimentos de entradas de ações judiciais.

Atendimentos

No ano de 2011, entre os meses de janeiro e maio, foram realizados 146 acordos. Já em 2012, no mesmo período, já foram feitos 421 acordos extrajudiciais, sendo 179 somente nos últimos dois meses.

keyboard_arrow_up