edit Editar esse Conteúdo

Defensoria Pública recebe validação de certificado em Gestão Pública

Publicado em 29/06/2010 16:14
Autor(a): Autor não informado
A Defensoria Pública do Tocantins recebeu o certificado de validação do primeiro ciclo de autoavaliação do Gespública - Foto: Autor não informado
A Defensoria Pública do Tocantins recebeu na manhã desta terça-feira, 29, o certificado de validação do primeiro ciclo de autoavaliação do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – Gespública. O evento aconteceu no auditório do Ministério Público Estadual.

Além da Defensoria Pública, outras três Instituições também receberam o certificado de validação: Ministério Público Estadual, Polícia Federal e 6º Batalhão da Políicia Militar em Palmas.

Com a validação do Gespública, as Instituições entram numa segunda fase que é a implementação das oportunidades de melhorias. Na Defensoria Pública, algumas dessas oportunidades já estão sendo desenvolvidas como reuniões bimestrais com diretores administrativos, disseminação da missão da Instituição, elaboração da Carta de Serviço ao Cidadão e Pesquisa de satisfação, entre outras.

Para a Defensora Pública Geral, Estellamaris Postal, o Gespública vem para somar com o trabalho desenvolvido pela Defensoria Pública, que tem como objetivo final a prestação de um serviço de qualidade ao cidadão. “Apesar dos inúmeros esforços para melhorar a qualidade do serviço público prestado ao cidadão, é preciso avançar ainda mais. O importante é que o primeiro passo foi dado no caminho da excelência e o nosso compromisso é com a busca de uma gestão de resultados, com foco no cidadão, destinatário final do nosso trabalho”, discursou Estellamaris Postal.

O secretário executivo do Núcleo de Excelência em Gestão Pública – NEP, João Lira, elogiou as Instituições que receberam a validação do Gespública e disse que o Programa é uma mudança de hábitos. “Não é fácil alcançar a excelência, mas vocês estão de parabéns por terem tido a iniciativa de buscar esse máximo”, disse Lira.

João Lira ainda destacou algumas oportunidades de melhorias das Instituições. No caso da Defensoria Pública, Lira destacou o ato publicado no Diário Oficial do Estado, em 21 de junho de 2010 (Doe nº 3.161), em que a Defensora Pública Geral divulga as oportunidades de melhorias, define responsáveis por cada ação e determina prazo para que elas sejam concluídas.

O coordenador do Gespública no Tocantins, o secretário estadual de administração, Eugenio Pacceli, parabenizou as quatro Instituições e disse que espera que outros órgãos também possam aderir ao Programa. “Como dizem, um sonho que se sonha só, é apenas um sonho. Um sonho que se sonha em conjunto, se torna realidade. E é isso que o Gespública está sendo no nosso Estado, uma realidade”, finalizou Pacceli.




keyboard_arrow_up