edit Editar esse Conteúdo

Defensoria Pública em Palmas implanta programa ambiental

Publicado em 29/09/2011 18:06
Autor(a): Autor não informado
Defensor Público Geral durante apresentação da A3P - Foto: Sadraque Nóbrega
Como forma de contribuir na disseminação, conscientização e reeducação ambiental, a Defensoria Pública do Tocantins implantou, na manhã desta quinta-feira, 29, o Programa “Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P”, em Palmas. A primeira ação foi apresentar aos servidores da Instituição os detalhes do Programa que tem por objetivo principal estimular os gestores públicos a incorporar princípios e critérios de gestão socioambiental em suas atividades cotidianas, levando à economia de recursos naturais.

Criado pelo Ministério do Meio Ambiente, a A3P busca a construção de uma nova cultura institucional nos órgãos e entidades públicas, por meio de medidas responsáveis, como a redução de gastos institucionais com o uso racional dos bens públicos, da gestão adequada dos resíduos, da licitação sustentável e da promoção da sensibilização, capacitação e qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Durante a implantação, nesta quinta-feira, 29, Sílvia Cecília, gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Palmas, ministrou palestra sobre “Coleta Seletiva” e afirmou que “a adesão à A3P é uma mudança muito grande, mas que pode ser feita. Esta experiência já é vivenciada pelos servidores do Poder Municipal de Palmas e com a contribuição de cada um, é possível promover uma grande transformação”. Ainda durante a palestra, a Gerente esclareceu dúvidas que podem ajudar na coleta seletiva, exemplificando que hábitos simples como não amassar um papel ao descartá-lo ajuda no processo da seleção de materiais que podem ser reciclados.

“Esta iniciativa da Defensoria Pública do Tocantins é positiva, não só institucionalmente, mas socialmente, já que a intenção é disseminar esta ideia. Hoje, vivemos num contexto onde diariamente nos deparamos com o dilema do desenvolvimento atrelado a sustentabilidade, por isso, preservarmos o meio ambiente é a garantia de nossa sobrevivência. E este é o nosso propósito, formar a conscientização e trazer um zelo maior ao bem público”, comentou o defensor público geral Marcello Tomaz de Souza. O diretor do Núcleo de Palmas, defensor público Marlon Costa Luz Amorim, complementou que a conscientização ambiental é mais que necessária; mas, mesmo assim, ainda encontra muita resistência. “Será uma luta árdua, mas as atitudes terão que partir de cada um de nós”, disse o Defensor aos servidores e membros da Instituição.


Coleta Seletiva
O Defensor Público Geral e a Gerente de Educação Ambiental de Palmas assinaram, ainda, nesta quinta-feira, 29, o Termo de Cooperação entre a Defensoria Pública e a Prefeitura de Palmas, visando à implantação da coleta seletiva na Instituição. Também houve a entrega simbólica do Kit com a Cartilha da A3P e caneca personalizada, que será entregue a todos os servidores da Defensoria Pública em Palmas, como forma de reduzir o uso de copos descartáveis.

Histórico
A A3P surgiu em 1999, como um Projeto que buscava a revis&at
keyboard_arrow_up