edit Editar esse Conteúdo

Defensoria Pública do Tocantins participa da III Oficina Renade

Publicado em 19/06/2012 09:35
Autor(a): Autor não informado
Defensor público Ronaldo Ruela será o representante na Oficina - Foto: Maryellen Araújo
A Defensoria Pública do Estado do Tocantins será representada pelo defensor público da vara da infância e juventude que atua em Gurupi, Ronaldo Carolino Ruela, na III Oficina da Rede Nacional de Defesa do Adolescente em Conflito com a Lei – Renade. O evento acontece em Brasília, nesta quarta, 20, e quinta-feira, 21.

A Renade, uma articulação nacional, é organizada pelo Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção do Delito e Tratamento do Delinquente – Ilanud/Brasil, que reúne instituições e profissionais que trabalham na defesa do menor infrator.

 Com o objetivo de revitalizar a Rede e mobilizar os Defensores Públicos, Promotores de Justiça, Juízes de Direito, movimentos de famílias, adolescentes, centro de defesa e demais gestores públicos, durante o evento, serão apresentadas práticas e experiências bem sucedidas de projetos voltados à justiça juvenil, que abordará sobre a importante articulação de debates, a fim de desenvolver políticas públicas para mudar a realidade dos adolescentes envolvidos com o ato infracional.

Conforme recente pesquisa realizada pela Secretaria de Direitos Humanos, da Presidência da República, 58.764 adolescentes cumprem medidas socioeducativas no Brasil, sendo que 18.107 com restrição de liberdade e 40.657 em meio aberto. A região Sudeste tem a maior concentração de adolescentes no sistema socioeducativo, seguida das regiões Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte.

A III Oficina Renade é uma realização do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Glória de Ivone – Cedeca/TO, da Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente – Anced; do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – Conanda, e da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR.

keyboard_arrow_up