edit Editar esse Conteúdo

Defensoria Pública do Tocantins é vista como modelo para o restante do país

Publicado em 06/07/2010 10:40
Autor(a): Autor não informado
Defensoria Pública do Tocantins é vista como modelo para o restante do país - Foto: Maria Tereza Lemes
O trabalho desenvolvido pela Defensoria Pública do Tocantins foi destaque durante a abertura oficial do programa “Gabinete em Ação”, que na 5ª edição beneficia as unidades da Defensoria Pública pertencentes ao Núcleo Regional da Defensoria Pública de Guaraí. As ações iniciaram nesta segunda-feira, 05 e vão até o dia 09.

Durante a solenidade de abertura Estellamaris Postal apresentou o “Gabinete em Ação” às autoridades presentes e aos assistidos. “Nós pretendemos percorrer todos os municípios que têm instalações da Instituição, conhecendo as necessidades, melhorando a estrutura e os serviços prestados, além de aproximar a administração superior da população e dos Defensores Públicos que atuam no interior”, disse Estellamaris.

O Coordenador das Promotorias de Guaraí, Pedro Evandro de Vicente Rufato, falou sobre o posicionamento de destaque da Defensoria Pública do Tocantins, que para ele vem se estabelecendo como “modelo nacional”. Ele ainda parabenizou a iniciativa do programa e disse que para Ministério Público e o Judiciário, o grande desafio é justamente a aproximação com a comunidade. “Justiça mais perto é o que a sociedade aspira e precisa” enfatizou o promotor de justiça.

O diretor do Foro de Guaraí, Eurípedes do Carmo Lamounier, declarou que a população da cidade procura os serviços da Defensoria Pública com segurança, porque tem a certeza da boa assistência. “Podemos notar durantes os júris que os réus assistidos pela Defensoria Pública estão bem amparados perante a lei, sendo muitas vezes melhor defendido do que quando se constitui um advogado particular”, disse Lamounier.

“Os serviços prestados estão sendo descentralizados, levando atendimento as localidades onde antes jamais se pensou em chegar” falou o secretário de administração e planejamento, Geilson Galvão Sales, na ocasião representando o prefeito Pe. Milton, se referindo aos Atendimentos Itinerantes que a Defensoria Pública vem desenvolvendo.

Para o diretor do Núcleo Regional da Defensoria Pública em Guaraí, Leonardo Coelho, o programa Gabinete em Ação é mais uma forma de fortalecer o trabalho da Instituição. “Antes éramos vistos como defensores de pobres e mal sucedidos na carreira advocatícia. Hoje, devido ao nosso trabalho desenvolvido, somos reconhecidos perante a sociedade e temos uma carreira cobiçada”, ressaltou Coelho.

Prestigiaram o evento, Eurípedes do Carmos Lamounier, Diretor do Foro de Guaraí; Jorge Amâncio de Oliveira, Juiz Substituto; Pedro Evandro de Vicente Rufato, Promotor de Justiça e Coordenador das Promotorias de Guaraí; Ildefonso Domingos Ribeiro Neto, presidente da Subseção da OAB; Geilson Galvão Sales, Secretário Municipal de Administração e Planejamento; Major Antônio Messias Veras; Terezinha Pereira de Souza, presidente do Conselho Tutelar; Lucivane Rodrigues, Coordenadora do Centro de Referencia Especializada de Assistência Social; e Teresinha Harter, diretora Regional de Ensino; além dos assistidos e dos defensores públicos Adir Sobrinho, Franciana Dí Fátima e Tereza de Maria Bonfim.


Núcleo Regional da Defensoria Pública de Guaraí


Além d
keyboard_arrow_up