edit Editar esse Conteúdo

Defensoria Pública de Colméia deve ter nova sede

Publicado em 08/07/2010 10:34
Autor(a): Autor não informado
Defensoria Pública de Colméia deve ter nova sede - Foto: Maria Tereza Lemes
Essa foi a novidade anunciada durante as atividades do programa “Gabinete em Ação” , que em sua 5ª edição está beneficiando o Núcleo Regional da Defensoria Pública em Guaraí. Durante reunião na Defensoria Pública de Colméia, a Subdefensora Pública Geral , Maria de Lourdes Vilela, adiantou a mudança. “A Defensoria Pública de Colméia tem um fluxo de atendimento grande e por isso precisamos de um lugar mais espaçoso, com maior conforto para o Defensor Público e para nossos assistidos, por isso vamos procurar um prédio que atenda as nossas necessidades”, disse Maria de Lourdes.

Na reunião estavam presentes além da Subdefensora Púbica Geral; o prefeito de Colméia, Emilson Pereira da Silva; o juiz substituto da Comarca, Jordan Jardim; o diretor do Núcleo Regional de Guaraí, Leonardo Coelho; a defensora pública da Comarca, Franciana Di Fátima Cardoso .

A Subdefensora Geral explicou o objetivo do programa “Gabinete em Ação”, que é aproximar a administração superior das sedes da Defensoria Pública e da comunidade, levando melhorias para cada localidade. O juiz Jordan Jardim elogiou a iniciativa “A Defensoria Pública está de parabéns por esta ação. Autorizar um pedido via ofício e checar in loco a realidade de cada um é bem diferente. Tudo isso só contribui para uma Defensoria Pública cada dia mais fortalecida”, disse o magistrado.

Também foi entregue ao prefeito municipal um oficio solicitando um servidor administrativo que irá contribuir com o melhor atendimento ao cidadão. O prefeito acenou positivamente ao pedido. “Vamos analisar o pedido e dentro das possibilidades iremos disponibilizar um servidor para a Defensoria Pública”, disse Emilson Pereira da Silva.

Colméia é uma Comarca de segunda Entrância, mas a demanda do judiciário é grande. Segundo informações da defensora pública de Colméia, Franciana Di Fátima, atualmente são 1.693 processos criminais sendo que a maioria são assistidos pela Defensoria Pública; 1.168 processo da área cível e 1.293 processos em andamento da área de família e a maioria também é patrocinada pela Instituição.

A População alvo da Defensoria Púbica na região é grande já que em torno do município e em cidades vizinhas como Goianorte e Itapoanrã do Tocantins existem muitos assentamentos.


Colinas do Tocantins

Na parte da tarde, a equipe do programa “Gabinete em Ação” esteve em Colinas do Tocantins, na sede da Defensoria Pública do Município. Lá estiveram reunidos a subdefensora pública geral, Maria de Lourdes Vilela; o diretor do Núcleo Regional de Guaraí, Leonardo Coelho, e a defensora pública da Comarca Andréia Sousa Moreira de Lima. Reparações estruturais devem ser realizadas no prédio da Instituição em Colinas para melhor atender o cidadão.




keyboard_arrow_up