edit Editar esse Conteúdo

Defensor Público Geral afirma que assistência ao preso é prioridade em sua gestão

Publicado em 10/02/2011 18:19
Autor(a): Autor não informado
Defensor Público Geral afirma que assistência ao preso é prioridade em sua gestão - Foto: Kelly Costa
O defensor público geral do Estado do Tocantins, Marcello Tomaz de Souza, afirmou na manhã desta quinta-feira, 10, durante cerimônia de lançamento do Projeto Força Estadual Permanente de Assistência e Defesa ao Preso, que este serviço de assistência e defesa ao preso, oferecido pela Defensoria Pública, terá uma atuação permanente e será uma das principais prioridades de sua gestão.

“Precisamos derrubar as barreiras do preconceito e voltar atenção ao ser humano e à sua família, que precisam do Estado. O preso não pode ser penalizado eternamente, é necessário resgatar sua autoestima e humanizar essa relação com o Estado”, afirmou Marcello Tomaz.. 

O Defensor Público Geral traçou um comparativo entre a evolução tecnológica e de informação da sociedade e a realidade carcerária que seguem caminhos antagônicos. “A sociedade avança a passos largos em termos tecnológicos, porém o sistema prisional ainda sobrevive como na idade medieval e isso não podemos mais admitir”, frisou.

Marcello Tomaz de Souza finalizou conclamando os Defensores Públicos e instituições parceiras a se engajarem nesta ação, com o objetivo de diagnosticar a realidade prisional do Estado.

Ressocializar

Segundo a coordenadora do Núcleo de Assistência e Defesa ao Preso – NADEP, defensora pública Franciana de Fátima, outra meta deste trabalho será encontrar respostas sobre as causas da criminalidade, evitar uma progressão criminosa e buscar a ressocialização do preso. “Essa é uma prioridade absoluta e irrevogável determinada pelo Defensor Público Geral, e tenho certeza que terá reflexos positivos na sociedade”, disse Franciana de Fátima.

Apoio

Também participaram do lançamento do Força Estadual Permanente de Assistência e Defesa ao Preso o presidente da OAB – seccional de Araguaína, André Luiz Barbosa; o procurador geral do Município, Ronan Pinho Garcia; o diretor do Fórum de Araguaína, Deusamar Alves; o coordenador do Ministério Público em Araguaína, Moacir Camargo; o diretor da CPPA de Araguaína, Magno Silva Reis; a delegada de Polícia Antonia Ferreira; e a superintendente dos Defensores Públicos, Maria de Lourdes Vilela.




keyboard_arrow_up