edit Editar esse Conteúdo

Comunidade Rural Poções recebe Defensoria Itinerante

Publicado em 07/05/2012 17:55
Autor(a): Autor não informado
As famílias que moram na Comunidade Rural Poções, a 118 km de Arraias, receberam, na última sexta-feira, 4, atendimento jurídico integral e gratuito por meio do Programa Defensoria Itinerante. A ação foi coordenada pela Defensora Pública em Arraias com apoio da equipe multidisciplinar da Diretoria Regional da Instituição em Dianópolis, e atingiu mais de noventa pessoas atendidas entre adultos e crianças.

A comunidade é composta por 38 famílias que vivem em chácaras espalhadas em cerca de 18 Km. Na oportunidade, foi desenvolvido o Projeto "Divulgando os Direitos das Mulheres do Campo"; sendo realizados ainda 30 atendimentos individuais, bem como atividades pedagógicas com as crianças.

A ação contou ainda com a parceira das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Ação Social; representantes do INSS e do Ruraltins que estiveram presentes prestando informações aos assistidos sobre direito previdenciário e financiamento agrícola.

Além das demandas individuais, foram identificadas como principais dificuldades o acesso à água potável e a ausência de transporte escolar e de energia elétrica em algumas regiões.

“A maioria das pessoas da comunidade sequer havia ouvido falar da Defensoria Pública. São pessoas que chegam a passar meses sem vir à cidade e que, por isso, são desprovidas de informação e de consciência acerca dos seus direitos. Daí a importância do trabalho itinerante da Defensoria Pública de proporcionar cidadania e dignidade a pessoas que nem mesmo sabem ser portadoras desses direitos”, acrescentou a defensora pública responsável pela ação, Kênia Martins Pimenta Fernandes.

 

keyboard_arrow_up