edit Editar esse Conteúdo

Edição impressa do livro organizado pela Defensoria é um importante acervo cultural e de pesquisa

Publicado em 13/05/2022 09:06
Autor(a): Cléo Oliveira / Comunicação DPE-TO
Edição impressa do livro organizado pela Defensoria é um importante acervo cultural e de pesquisa - Foto: (Reprodução - capa do livro)


A 1ª edição impressa do livro “Quilombolas do Tocantins: Palavras e Olhares" foi lançada no dia 9 último, na na sede da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), em Palmas. O título reúne poemas escritos por pessoas quilombolas e fotos dessas comunidades, sendo um importante acervo sobre cultura e história e, ainda, qualificada fonte de pesquisa acerca da importância do reconhecimento e dos direitos dos(as) quilombolas do Estado.


O conteúdo e apresentação do livro foram organizados em 2016 pelo atual subdefensor público-geral no Estado do Tocantins, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves –  à época, coordenador do Núcleo da Defensoria Pública Agrária (DPagra); e pela jornalista na Instituição Rose Dayanne Santana. As fotos, também captadas em 2016 durante atendimentos da Defensoria Pública, são da repórter-fotográfica Loise Maria, da equipe DPE-TO.


O suporte técnico e de pesquisa que culminaram do livro foram prestados pelas servidoras do DPagra naquela ano, Mayumi Adati e Giselle Silva. A publicação contou, ainda, com o apoio da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO) e da organização não-governamental Alternativas para a Pequena Agricultura no Tocantins (APA-TO), que deram importante contribuição para a realização do projeto.


A versão online do livro, disponível em arquivo no formato pdf, foi disponibilizada ainda em 2016 no site da Defensoria Pública. Agora, com a publicação impressa, a expectativa é ampliar o acesso ao conteúdo com a disponibilização do título para bibliotecas públicas e também de universidades, além de outros espaços de debate e conhecimento e nas próprias comunidades quilombolas.


A edição impressa de “Quilombolas do Tocantins: Palavras e Olhares" é uma iniciativa da Administração Superior da Instituição por meio da Subdefensoria Pública-Geral e da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), com o apoio do Núcleo Especializado de Questões Étnicas e Combate ao Racismo (Nucora) e dos Núcleos que participaram do projeto em 2016: Núcleo Especializado de Direitos Humanos (NDDH), Núcleo Especializado em Defesa da Saúde (Nusa) e Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) Palmas.







Ficha técnica - Quilombolas do Tocantins: Palavras e Olhares


Edição impressa - Palmas - TO, maio de 2022.

Versão original - edição virtual, Palmas - TO, 2016.


///



Projeto “Quilombolas do Tocantins: Palavras e Olhares” - 2016


Executado por: DPagra

Coordenador: Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves


Equipe Técnica: Giselle Rodrigues Silva e Mayumi Adati Guimarães


Organização: Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves e Rose Dayanne Santana Nogueira


Revisão:Ana Carolina Costa dos Anjos


Fotografia e edição de imagens: Loise Maria e Silva


Projeto gráfico e diagramação: Luciana Campos Vinícius de Sá


Parceiros: NDDH ; Nusa; Nuamac Palmas; APA-TO; e COEQTO.


Colaboradores(as): Aline Mendes de Queiroz, Alessandra Bonfim Bacelar de Abreu, Adrian Bethania de Oliveira, Bilmayer Bruna Junqueira Ribeiro, Ciro, Daniel dos Santos, Izadora Nogueira dos Santos Muniz, Isabella Faustino Alves, Jandecir Pereira Rodrigues, Leandro Couto Carvalho e Paulo Rogério Gonçalves.



keyboard_arrow_up