edit Editar esse Conteúdo

Depoimentos de autoridades que fizeram uso da palavra na sessão de posse

Publicado em 25/01/2021 15:48
Autor(a): Keliane Vale/Comunicação DPE-TO
Presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Antônio Andrade - Foto: Loise Maria/Comunicação DPE-TO


Várias autoridades participaram da solenidade de posse da defensora pública Estellamaris Postal como defensora pública-geral do Tocantins (biênio 2021/2023) na manhã desta segunda-feira, 25. Confira o que cada um disse na ocasião.


O governador do Estado, Mauro Carlesse, falou sobre a importância da parceria harmônica entre as instituições: “Estou muito feliz de ter a senhora como líder da Defensoria Pública. Sou um admirador da sua competência, facilidade no diálogo e acredito que é necessário que tenhamos mais mulheres nos espaços de poder. Que possamos continuar com essa parceria institucional que já tínhamos com o Fábio [Monteiro] na gestão e que possamos, juntos, continuar trabalhando muito pelo bem do povo”.

“Hoje a doutora Estellamaris volta à presidência de uma Defensoria responsabilizada constitucionalmente para fazer a defesa dos mais simples, daqueles que não reúnem as condições de constituir um advogado, de ter a sua defesa, que é direito de todos; e faz com muita grandeza, com austeridade e sempre de maneira coerente. Nesse momento, quero parabenizá-la pela sua história frente à Defensoria Pública, por mais um mandato que a senhora toma posse de agora em diante”, vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.

“Ao cumprir a sua missão de assegurar o acesso à justiça, integral e gratuita aos necessitados, promovendo cidadania, com atendimento humanizado e de qualidade, a DPE-TO desempenha um importante papel dentro da nossa sociedade. Os defensores públicos promovem o equilíbrio social ao garantir o acesso e promover a democratização da Justiça. Estar ao lado dos mais necessitados é uma missão digna que tenho certeza que a Dra. Estellamaris vai desempenhar com maestria”, presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado estadual Antônio Andrade.

 “Escolha acertada do governador Mauro Carlesse, com a nomeação da talentosa, capacitada e honrada, Dra. Estellamaris Postal, como defensora pública-geral do Estado do Tocantins. A Defensoria Pública ganha e ganham também todos os cidadãos que buscam aquela casa de defesa popular. Nós, mulheres, chegamos para ficar e ocupar, com eficiência e muita seriedade, os espaços de poder”, presidente da Câmara Municipal de Palmas, professora Janad Valcari.

“A doutora Estellamaris é sempre a pessoa lembrada quando digo que pertenço a Defensoria pública do Estado do Tocantins e se trata de uma referência positiva, não apenas para a Defensoria do nosso Estado, pois sua trajetória profissional se mostra intimamente vinculada ao processo de fortalecimento da Defensoria no Brasil; nas lutas políticas que foram essenciais à consolidação da autonomia da Instituição, condição que se mostrou fundamental para o crescimento e reafirmação como uma Instituição permanente e verdadeiramente essencial à função jurisdicional do Estado”, presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Tocantins (Adpeto), defensor público Guilherme Ivo Vilela.

keyboard_arrow_up