edit Editar esse Conteúdo

SOS Tocantins: Defensoria Pública, Sebrae e MPF se unem em ação solidária para ajudar quem precisa

Publicado em 19/06/2020 09:27
Autor(a): Cinthia Abreu/ Comunicação DPE-TO
SOS Tocantins: Defensoria Pública, Sebrae e MPF se unem em ação solidária para ajudar quem precisa - Foto: Autor não informado


“A União Salva Vidas!” Este é o lema da ação “SOS Tocantins”, iniciativa realizada pelo Sebrae Tocantins, Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) e Ministério Público Federal (MPF-TO) lançada nesta quinta-feira, 18. O objetivo é apoiar entidades carentes, comunidades em situação de vulnerabilidade e populações indígenas do Tocantins.

Coordenador do Núcleo Especializado em Defesa da Saúde (Nusa) da DPE-TO, o defensor público Arthur Luiz Pádua Marques representou a Instituição no lançamento da Ação e destacou: “Trabalhamos com o acesso a grupos de indígenas, quilombolas, mas também temos grupos urbanos que estão em situação de muita vulnerabilidade, que perderam o seu potencial de sustento nestes tempos de pandemia. A grande atividade da Defensoria nesse projeto é identificar a comunidade que realmente precisa”.

Para o defensor público-geral no Tocantins, Fábio Monteiro dos Santos, a atuação conjunta do Sebrae, MPF e Defensoria fortalece as instituições em suas iniciativas de ajudar quem mais precisa. Ele também destaca a importância da cooperação institucional:  “A Defensoria Pública faz questão de incentivar, participar e prestigiar a iniciativa porque sabemos da seriedade da Ação e da situação de vulnerabilidade que muitos tocantinenses estão vivendo diante dos efeitos da pandemia. Estamos orgulhosos de podermos, também por meio dessa ação, cumprir a missão da Defensoria de estar perto das pessoas necessitadas”.

SOS Tocantins
O lançamento foi feito por meio de videoconferência com a imprensa, quando o site oficial da Ação foi apresentado: www.sostocantins.com.br. As arrecadações recebidas e as instituições que receberão as doações serão informadas em tempo real. Os pontos de coleta para os interessados deixarem suas doações também estão mapeados no site.

Conforme informações do Sebrae Tocantins, que esteve à frente da apresentação da Ação, o SOS Tocantins será executado até novembro deste ano com a proposta de amenizar os impactos econômicos da pandemia para famílias que passam por dificuldades impostas pelo isolamento social, como redução de renda e oportunidades de trabalho.

O Sebrae informou que o objetivo da Ação é “(...) mobilizar a sociedade para a doação de cestas básicas, itens de higiene e EPIs [Equipamento de Proteção Individual]”. Qualquer pessoa física ou jurídica poderá ajudar.

Além de participar da mobilização para as doações, a Defensoria Pública vai atuar na sugestão das comunidades hipossuficientes que devem receber as doações e também ser ponto de coleta de doações. 

Atuação conjunta
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Rogério Ramos, reforçou a importância da união das três instituições: “O projeto foi iniciado, mas está em construção. Estamos abertos a sugestão e, principalmente, para receber mais parceiros e doações”. Ele também destacou a importância da imprensa na divulgação da Ação para que mais pessoas possam aderir e ajudar quem precisa.

O procurador da República no Tocantins, Fernando Antônio de Alencar Alves de Oliveira Júnior, falou sobre a necessidade de entidades públicas se envolverem em ações solidárias. “O Ministério Público Federal, como ente responsável por promover a cidadania e defender os direitos fundamentais, sentiu-se sensibilizado a buscar parceiros para realizar a presente campanha que tem o foco de fomentar a solidariedade. Se todos contribuírem, o Estado do Tocantins poderá sair bem mais forte desta pandemia", disse.



keyboard_arrow_up