edit Editar esse Conteúdo

Projeto da Defensoria Pública em Dianópolis fomentará a arte e cultura entre estudantes

Publicado em 04/11/2019 10:12
Autor(a): Bruna Cardoso / estagiária, sob supervisão de Gisele França - Ascom DPE-TO
Audições com os estudantes que irão concorrer na modalidade música - Foto: DPE Dianópolis/Divulgação





Promover o acesso à cultura aos estudantes e o público hipossuficiente. Esse é um dos objetivos do I Festival de Cultura de Dianópolis, que será realizado pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), no próximo dia 22 de novembro, na Praça da Capelinha. O evento contará com diversas apresentações dos estudantes das escolas públicas municipais e estaduais do município.

O festival será desenvolvido a partir do projeto “Defensoria nas Escolas, por meio do Núcleo Aplicado de Minorias e Ações Coletivas (Nuamac), com o objetivo de valorizar as manifestações culturais como a música, a poesia e as produções textuais (redações) produzidas pelos alunos da rede pública de ensino, com o propósito de integrar várias escolas numa competição educativa cultural.

“Acreditamos que a realização de um festival de cultura estudantil sirva como um momento de entretenimento familiar e de promoção cultural, no qual as famílias de nossa cidade poderão estar presentes para se divertirem de forma saudável. A participação de crianças e adolescentes em um evento artístico pode servir como meio de aprendizagem prazerosa, para o desenvolvimento da consciência cidadã e para a promoção da arte popular”, destacou o coordenador do Nuamac Dianópolis, defensor público José Raphael Silvério.

As apresentações artísticas serão divididas entre os gêneros: música, poesia e redação. Haverá premiações para os vencedores de cada um desses itens e as escolas também irão concorrer nas categorias: Ensino Fundamental I (escolas do Município), Ensino Fundamental II e Ensino Médio (escolas do Estado).

Além da premiação dos vencedores, o festival contará com apresentação de shows de artistas locais.

Parceiros

São parceiros do I Festival de Cultura de Dianópolis a Diretoria Regional de Ensino de Dianópolis (DRE); a Secretaria Municipal de Educação (SEMED);a Academia Dianopolina de letras; e músicos regionais.



keyboard_arrow_up