edit Editar esse Conteúdo

Profissionais da DPE-TO concluem curso em Língua Brasileira de Sinais nível intermediário

Publicado em 16/09/2024 14:18
Autor(a): Marcus Mesquita / Esdep DPE-TO
Participaram deste módulo um total de 18 profissionais - Foto: Marcus Mesquita / Comunicação DPE-TO

Após 40 horas/aula de atividades teóricas e práticas, chegou ao fim, na sexta-feira, 13, o Curso em Língua Brasileira de Sinais (Libras) no nível intermediário promovido pela Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (Esdep). A atividade foi desenvolvida ao longo de toda a semana, de forma presencial, no auditório Defensora Pública Sueli Moleiro, localizado na sede da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em Palmas.

Participaram deste módulo um total de 18 profissionais, sendo 16 dos Núcleos Regionais da DPE-TO em Araguaína, Araguatins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Palmas e Paraíso do Tocantins, e outros dois do Centro de Ensino Superior de Palmas (Cesup) e da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), instituições parceiras nesta atividade.

Assistente de defensoria na DPE-TO em Augustinópolis, Rosilda Bandeira de Souza Teixeira enalteceu a importância da capacitação para um melhor defensorar.

“A pessoa surda que procura pela Defensoria depende de um atendimento inicial que entenda exatamente qual é a demanda que ela possui. E com o curso, ainda mais profissionais dentro da Instituição, e em diferentes regiões do Estado, se tornaram aptos a atender em Libras, coletando e passando adiante todas as informações essenciais para uma atuação defensorial mais eficaz”, disse Rosilda.

Política de aprimoramento

Outro participante que veio do interior do Estado foi o oficial de diligências da Diretoria Regional da DPE-TO de Guaraí, Ueinstein Willy Alves Muller, que elogiou a iniciativa da Instituição na política de incentivo ao aprimoramento do corpo profissional.

“É muito importante a Esdep proporcionar estas capacitações ao corpo técnico da Defensoria Pública porque isto permite que a gente sempre esteja se desenvolvendo, se qualificando para melhor prestar os serviços dentro das atribuições que competem a cada participante. E o curso de Libras é muito importante enquanto qualificação voltada à comunicação com uma parte das pessoas assistidas que também busca pelos atendimentos da Defensoria,”, ressaltou Ueinstein.

Onde todos ganham

Convidado para participar da atividade de encerramento do curso, que contou com atividades de simulação de atendimentos realizados em Libras, Sérgio Gomes, que é surdo, destacou que a iniciativa da Defensoria Pública reflete a dedicação da Instituição para tornar o acesso à justiça gratuita e de qualidade ainda mais inclusivo.

“Estar aqui hoje, enquanto convidado em um curso de Libras da Instituição, é motivo de muita alegria, porque fica evidente que a Defensoria está se dedicando a fazer do seu atendimento ainda mais completo, inclusivo; e todos saem ganhando com isto, tanto a própria Instituição quanto toda a comunidade surda do Tocantins”, celebrou Sério Gomes, que é instrutor de Libras pela Educação do Estado e servidor do Senai.

Instituição modelo

Conforme o professor-intérprete de Libras Maiquel Krutzmann, responsável por ministrar o Curso, o desenvolvimento dos participantes desde o módulo básico inicial até a conclusão do intermediário é visível, o que, certamente, segundo ele, vai refletir no melhor atendimento às pessoas surdas na DPE-TO, que se destaca na busca pelo aprendizado da Língua de Sinais.

“Hoje, eu posso dizer que eles estão todos capacitados para se comunicarem, para criarem o vínculo necessário para um atendimento especializado e mais humanizado. Eu me sinto honrado por este desenvolvimento e posso garantir que a Defensoria, dentre todos os órgãos públicos do Tocantins, tem sido modelo, tem estado à frente nesta busca por uma formação bilíngue em Libras”, pontuou o Professor-Intérprete.

O Curso

Realizado pela Esdep entre os dias 9 e 13 de setembro, em atendimento a uma demanda da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (Cpai) da DPE-TO, o Curso em Libras visa ampliar este tipo de atendimento na Instituição, que já possui na própria estrutura profissional fluente na língua de sinais, facilitando, assim, a comunicação junto ao público surdo assistido no âmbito da Instituição.

Leia também

Escola Superior da DPE-TO inicia Curso em Língua Brasileira de Sinais no nível intermediário: https://www.defensoria.to.def.br/noticia/escola-superior-da-dpe-to-inicia-curso-em-lingua-brasileira-de-sinais-no-nivel-intermediario

keyboard_arrow_up