edit Editar esse Conteúdo

“Defensoria Pública nas Escolas” leva informação e debates para estudantes do Caic Palmas

Publicado em 25/10/2018 12:05
Autor(a): Walber Cardoso / estagiário, sob supervisão de Cléo Oliveira - Ascom DPE-TO
A assistente social Valéria Lustosa com estudantes do Caic Palmas - Foto: Walber Cardoso / estagiário DPE-TO

A Equipe Multidisciplinar da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) levou aos estudantes do Centro de Atenção à Criança Girassol de Tempo Integral (Caic), que fica no setor Jardim Aureny IV, em Palmas, mais uma edição do projeto “Defensoria Pública nas Escolas”. A ação foi realizada nesta terça-feira, 24, por meio de uma palestra com o tema “Família e Divórcio: uma abordagem para os filhos”.

A atividade foi realizada por profissionais da Equipe Multidisciplinar da DPE-TO e voltada para duas turmas do 8º ano do Ensino Fundamental e uma turma do 7º ano. A palestra foi conduzida pela psicóloga Dayelly Borges e pela assistente social Valéria Lustosa, que destacaram os papéis fundamentais da família, casamento, processo formativo dos filhos, papel parental, bem como fatores que possam contribuir no âmbito escolar, a lidar com a problemática do divórcio/separação.

“Faz parte de todo processo de experiência humana. Não tem como enfrentar as dificuldades sem algum tipo de sofrimento ou pesar. Entretanto, é possível encontrarmos alternativas de enfrentarmos as dificuldades e superá-las de uma forma mais saudável e que gere menos sofrimento pra todos aqueles envolvidos na situação”, pontuou Dayelly Borges.

Frequentemente os filhos são os maiores prejudicados neste processo em decorrência da separação. Foi o que ressaltou a assistente social Valéria Lustosa: “Nos filhos os sentimentos que podem surgir é o de abandono, tristeza, medo, culpa, raiva. Mas é importante manter o diálogo intrafamíliar para que os filhos não sejam tão afetados pelo divórcio”.

Perspectiva dos alunos
De acordo com a coordenadora do Caic, Lucinete de Sousa da Silva, o divórcio é uma fase delicada da vida, com isso, a palestra é uma forma de contribuir a lidar com o problema, principalmente no âmbito escolar.

A estudante do 8º ano, Isabela Rodrigues, de 13 anos, que esteve atenta e participativa durante toda palestra, conta o que absorveu. “Eu absorvi tudo aquilo que muita gente não acha necessário que a gente deva aprender, mas a palestra foi totalmente voltada para nossa realidade. Portanto, isso pode ajudar não só a mim, mas também aos amigos que porventura estejam passando por este problema, com o diálogo e carinho”, destacou.

Grande amiga e colega de turma da Isabela, Aurilane Santos, também com 13 anos, sentiu-se satisfeita com a palestra. “Eu conheço algumas pessoas que estão passando pelo divórcio. Então meu objetivo é passar para elas tudo que aprendi na palestra para ajudá-los”, afirmou.

O projeto
Lançado, oficialmente, em 10 de maio deste ano, o projeto “Defensoria Pública nas Escolas” é coordenado e supervisionado pela Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep). Por meio dele, palestras são levadas a estudantes do Tocantins abordando assuntos como saúde, família, combate às drogas, bullying, dentre outros.

O “Defensoria Públicas nas Escolas” conta com a parceria da Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esporte (Seduc) e da Secretaria Municipal de Educação de Palmas (Semed).


Leia também:

Defensoria Pública nas Escolas: projeto já contemplou quase 4 mil estudantes no Tocantins
http://www.defensoria.to.def.br/noticia/29928


keyboard_arrow_up