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Defensoria Pública nas Escolas: projeto já contemplou quase 4 mil estudantes no Tocantins

Publicado em 02/10/2018 10:52
Autor(a): Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
Estudantes de Palmas em uma das edições do projeto: temas importantes para o dia a dia de crianças e adolescentes - Foto: Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO - arquivo

Iniciativa da DPE-TO, por meio da Escola Superior, leva discussões sobre direito, ética, cidadania, saúde e família, dentre outros temas, a unidades públicas do Tocantins.


Lançado, oficialmente, em 10 de maio deste ano, o projeto “Defensoria Pública nas Escolas” já alcançou 3.862 pessoas, até o momento, entre estudantes, pais de alunos e docentes de diversas unidades escolares públicas tocantinenses. Desenvolvido sob a coordenação e supervisão da Escola Superior (Esdep) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), o projeto foi aplicado, até setembro, em nove municípios tocantinenses, abordando assuntos como direitos humanos, saúde, família, combate às drogas, bullying, dentre outros que fazem parte do cotidiano dos estudantes e de toda comunidade escolar.

Na 1ª edição do “Defensoria Pública nas Escolas”, realizada durante os meses de maio e junho, antes do período de férias escolares, 21 palestras foram ministradas em 19 escolas públicas, atendendo a 2.982 espectadores, dentre alunos dos ensinos Fundamental e Médio, os pais destes e os educadores das unidades contempladas. Nesta primeira etapa, a DPE-TO levou a atividade aos municípios de Araguaína, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Tocantinópolis.

Em agosto o Projeto iniciou sua 2ª edição e, até o momento, em 10 novas palestras, atendeu a mais 880 pessoas em unidades públicas de ensino de Palmas, Araguatins, Dianópolis e Paraíso do Tocantins, dentre elas, outras seis que ainda não haviam recebido o “Defensoria Pública nas Escolas”.

Equipe Multidisciplinar
Integradas por assistentes sociais, pedagogos e psicólogos, as Equipes Multidisciplinares realizam as palestras com temas que atendam a necessidade das escolas e dentro da proposta do Projeto.

A DPE-TO criou quatro eixos temáticos norteadores que foram apresentados às secretarias estadual e municipal de Educação, sendo eles: Cidadania/Ética; Direitos; Saúde; e Violência/Paz. “A Equipe Multidisciplinar buscou adequar os conteúdos a serem trabalhados à faixa etária de cada público-alvo. Sendo assim, os materiais foram construídos com base em pesquisas, estudos e adotaram linguagens, bem como abordagens acessíveis e de fácil compreensão para os adolescentes a fim de obter melhores resultados com as intervenções, sobretudo por tratar-se de um público com potencial multiplicador”, explicou a assistente social e coordenadora da Equipe Multidisciplinar de Palmas, Elma Santos de Souza.

Até o momento, dentro do cronograma da Esdep, finalizando o calendário 2018, cerca de outras 20 palestras serão realizadas em Araguatins, Dianópolis, Luzinópolis, Palmas, Paraíso do Tocantins e Tocantinópolis, sendo que a 2ª edição se finaliza em setembro e a 3ª se estende entre os meses de outubro, novembro e pela primeira quinzena de dezembro.

Parceiras do projeto
O projeto “Defensoria Públicas nas Escolas” conta com a parceria da Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esporte (Seduc) e da Secretaria Municipal de Educação de Palmas (Semed). Esta união se deu por meio da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica feita pelo defensor público-geral no Tocantins, Murilo da Costa Machado, e por representantes das outras duas instituições públicas envolvidas.

Diretora da Esdep, a defensora pública Maria do Carmo Cota acredita na importância do Projeto como uma atividade complementar à grade curricular tradicional das escolas que promove a ampliação do conhecimento dos estudantes. “A nossa proposta é atuar como uma atividade informativa complementar, oportunizando aos estudantes conhecerem, mais a fundo, por meio de profissionais especializados, diversas temáticas que são usuais no cotidiano de todos eles, ajudando, assim, na promoção da melhoria da qualidade de vida de cada um dos participantes”, destacou.


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