A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Dianópolis, a 340 km de Palmas, realizou nessa terça-feira, 18, uma palestra com estudantes da Universidade da Melhor Idade (UMA).
A atividade, realizada em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado todo dia 15 de junho, foi ministrada pela assessora do Nuamac de Dianópolis, Marilene Barbosa e pelo analista jurídico Marcel Cirqueira Lopes Correa, que abordaram os tipos de violência, pontuando as características de cada e reforçaram a importância das denúncias e a busca de ajuda por meio da rede de proteção.
Na ocasião, também foi reforçado os principais direitos da pessoa idosa, tais como transporte, saúde, contratos financeiros, responsabilidade afetiva e financeira dos familiares e o papel da Defensoria Pública na efetivação desses direitos.