Pular para o conteúdo principal
Acessibilidade
Preferências visuais
Defensoria Pública do Estado do Tocantins
Menu

Direitos das Crianças e dos Adolescentes

DPE participa de Seminário que discute violência contra crianças e adolescentes no TO

Autor(a): Marcus Mesquita / Comunicação DPE-TO

A atividade foi desenvolvida no auditório do Centro Universitário Católica do Tocantins
A atividade foi desenvolvida no auditório do Centro Universitário Católica do Tocantins — Marcus Mesquita / Comunicação DPE-TO

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) contou com representantes no “Seminário sobre a implementação das leis de enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes no Tocantins”, promovido pela Associação Tocantinense de Conselheiros Tutelares (ATCT) nesta terça-feira, 31. A atividade foi desenvolvida no auditório do Centro Universitário Católica do Tocantins (Unicatólica), reunindo conselheiras e conselheiros tutelares em palestras, grupos de trabalho, workshop e discussões sobre a temática proposta.

Na ocasião, representaram a DPE-TO a diretora-geral da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), defensora pública Téssia Gomes Carneiro; a titular da 1º Defensoria Cível de Miracema do Tocantins, defensora pública Franciana Di Fátima Cardoso Costa; e a gerente de ensino e capacitação da Esdep, Elis Sodré.

Para Téssia Gomes, foi uma satisfação integrar a mesa de honra durante a abertura oficial do Seminário, momento no qual reforçou a importância do evento e o convite a todas conselheiras e todos os conselheiros para participarem da Capacitação Inicial promovida pela DPE-TO.

“O empoderamento se faz com conhecimento; conhecimento este que vocês buscam, em tão importante Seminário. Parabéns a todos os realizadores e obrigado pelo convite para integrar a atividade. E aproveito para dizer aos conselheiros e às conselheiras que ainda não estão inscritos na capacitação de formação continuada oferecida pela Defensoria Pública que se inscrevam. O curso promove uma troca de conhecimento muito intensa e ampla; serão 20 módulos com palestrantes das mais diversas formações. Vamos buscar juntos o empoderamento pelo conhecimento”, enfatizou a Diretora-Geral da Esdep.

Grupos de Trabalho

Conduzindo as discussões em um dos três grupos de trabalho formados durante o evento, Franciana Di Fátima destacou que, somente a partir do aprofundamento da compreensão das leis e de como elas devem ser aplicadas de maneira articulada, é que se torna possível alcançar a integralidade na proteção de crianças e adolescentes.

"Ações como esta são fundamentais para que possamos, em união de esforços e trocas de experiências, nos preparar o enfrentamento de toda forma de violência contra crianças e adolescentes, inclusive, no que se refere a violência doméstica e familiar. E considerando que os Conselheiros Tutelares são àqueles que estão dia a dia no trato com as famílias e instituições, capacitações, cursos, rodas de conversa e debates são fundamentas para que, de forma interdisciplinar, multisetorial e interinstitucional, possamos avançar na implementação das Leis que compõem o Sistema de Garantias e Proteção da Criança e Adolescente", afirmou a Defensora Pública

Olhar humanizado

Também representante do Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares (FCNCT) no Seminário, Elis Sodré celebrou a oportunidade de reforçar os aprendizados e acrescentar novos conhecimentos em prol da proteção humanizada do público em questão.

“O dia de hoje amanheceu com o brilho do olhar humanizado de todas as conselheiras e todos os conselheiros participantes. E foi um dia muito importante, porque todos o aproveitaram para reforçar o que já sabem e para acrescentar aos próprios conhecimentos mais informações sobre como fazer uso das leis de enfrentamento de maneira humana e efetiva", comemorou a Servidora da Esdep, que conduziu outro grupo de trabalho.

O Seminário

O “Seminário sobre a implementação das leis de enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes no Tocantins” foi uma realização da ATCT, contando com a participação da DPE-TO e com o apoio do Unicatólica, do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), do Centro 18 de Maio e da Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju).

De acordo com a anfitriã do evento, a presidente da ATCT, Julane Marise Gomes da Silva, o Seminário foi um espaço de trocas de saber e de reforço da parceria com a DPE-TO.

"O Seminário foi um espaço de conhecimento para o Conselho Tutelar do Tocantins. E a nossa parceria com a Defensoria é muito importante porque estamos com esta série de atividades conjuntas, nos colocando sempre à disposição da Instituição para fazermos o melhor, e contando com ela, inclusive como espaço acadêmico, por meio da Esdep, para a ampliação do conhecimento dos conselheiros, com tem sido feito com a Capacitação, as formações continuadas. São nestas interações que disponibilizamos todo tipo de conhecimento em prol da crianças e dos adolescentes tocantinenses", ressaltou a Presidente da ATCT.

Mesa de honra

Compuseram a mesa de honra na abertura oficial a presidente da ATCT, Julane da Silva; a diretora-geral da Esdep, defensora pública Téssia Gomes; a servidora da Esdep e representante do FCNCT, Elis Sodré; a representante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), Mônica Brito; além do representante do público adolescente Hylquias Xerente.

“O empoderamento se faz com conhecimento; conhecimento este que vocês buscam, em tão importante Seminário”, Téssia Carneiro — Marcus Mesquita / Comunicação DPE-TO
Elis Sodré celebrou a oportunidade de reforçar os aprendizados e acrescentar novos conhecimentos em prol da proteção humanizada do público em questão — Marcus Mesquita / Comunicação DPE-TO
Para Julane da Silva, o Seminário foi um espaço de trocas de saber e de reforço da parceria com a DPE-TO — Marcus Mesquita / Comunicação DPE-TO
DPE participa de Seminário que discute violência contra crianças e adolescentes no TO | DPE-TO