A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa), realizou, nesta quinta-feira, 30, na sede de atendimentos da Instituição, reunião com representantes da Secretaria de Estado da Saúde para discutir melhorias no fluxo de atendimento da saúde mental.
Durante o encontro, os participantes discutiram o funcionamento e o papel de cada ente público na garantia do atendimento em saúde mental. Foram abordadas questões como os tipos de internação, o fluxo de encaminhamento dos usuários, o funcionamento dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e a importância das residências terapêuticas na reabilitação dos pacientes.
O coordenador do Nusa, defensor público Freddy Alejandro Solorzano Antunes, destacou a relevância do diálogo interinstitucional para aprimorar a assistência às pessoas que necessitam de cuidados em saúde mental. “Nosso foco é a melhoria na prestação dos serviços frente aos desafios existentes, para que possamos atuar na defesa dos direitos da população que precisa desse atendimento”, afirmou.
Participaram a procuradora do Estado, Deyse Lemes dos Santos e servidores da Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde e da Gerência da Rede de Atenção Psicossocial. Da Defensoria Pública, também acompanharam a reunião a analista da 30ª DP de Saúde, Manuzy Amorim Goffi, e a assessora do Nusa, Gianna Alvarenga.
Edição: Gisele França/Comunicação DPE-TO