O defensor público Maciel Araújo Silva, coordenador do Núcleo Aplicado de Defesa das Minorias e Ações Coletivas de Palmas (Nuamac Palmas), representou a instituição
A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) esteve presente na Parada do Orgulho LGBTI, que aconteceu em Palmas no domingo, 16, como parte da programação da 16ª edição da Semana da Diversidade Sexual e Gênero do Tocantins. A programação atraiu Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Intersexuais (LGBTI) e simpatizantes do movimento que percorreram avenidas da cidade, com o objetivo de pregar a necessidade de mais justiça, respeito, amor e contra qualquer tipo de intolerância com relação à identidade de gênero ou orientação sexual.
Coordenador do Núcleo Aplicado de Defesa das Minorias e Ações Coletivas de Palmas (Nuamac Palmas), o defensor público Maciel Araújo Silva ofereceu na concentração atendimento e orientações jurídicas. Para o defensor público, a Semana da Diversidade é de extrema importância, principalmente pelo fato de denunciar atrocidades que a homofobia pode provocar na sociedade, a partir da premissa da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A Parada teve início no Parque Cesamar e seguiu em desfile pelas ruas da capital. Neste ano, a comemoração foi em referência à decisão do Supremo Tribunal Federal, que enquadrou a homofobia e a transfobia no crime de racismo.
A programação da 16ª edição da Semana da Diversidade Sexual e Gênero do Tocantins contou ainda com palestras, apresentação de trabalhos acadêmicos, lançamento de livros e exposição de fotografias.