Pular para o conteúdo principal
Acessibilidade
Preferências visuais
Defensoria Pública do Estado do Tocantins
Menu

Ministério da Justiça propõe criação de Juizado no Tocantins

Detalhe da sede de atendimentos da Defensoria Pública, em Palmas, em abril de 2026
Detalhe da sede de atendimentos da Defensoria Pública, em Palmas, em abril de 2026 — DPE-TO
O secretário da Reforma do Judiciário, Rogério Favreto, se reuniu, na manhã desta quinta-feira, 23, com a Defensoria Pública, Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça, OAB–Tocantins, Secretaria da Segurança Pública, Secretaria da Cidadania e Justiça e Polícia Militar. O objetivo da reunião é a Efetivação da Lei Maria da Penha, que vai reforçar a rede de atendimento à mulher com criação e estruturação de Juizados Especiais de combate à violência doméstica e familiar.

Também está prevista a expansão dos núcleos especializados da Defensoria Pública e o fortalecimento dos Centros de Referência e das Delegacias da Mulher. Neste último caso, espera-se atuar, principalmente, na qualificação dos agentes de segurança envolvidos na rede de atendimento das polícias Civil e Militar sobre a questão de gênero.

Para Favreto o Juizado vai reforçar a rede de atendimento à mulher. “A necessidade de ter um Juizado é muito importante. No sentido de ter uma efetividade e agregação dos serviços especialmente da Justiça com especialidade e tratamento integrado”, finalizou.


Assinatura
Dois convênios: um para a prestação de assistência jurídica integral e gratuita aos presos e seus familiares e outro para fortalecimento dos núcleos de atendimento à mulher vítima de violência para a efetivação da Lei “Maria da Penha”, foram assinados com a Defensoria Pública do Tocantins. Os convênios têm âmbito no Pronasci - Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, o valor do convênio é de R$510 mil reais. Para a defensora púbica geral, Estellamaris Postal os convênios beneficiarão as Defensorias de todo o Estado. “Os recursos vêm para que possamos desenvolver as ações de forma mais determinada e o maior beneficiado é o cidadão tocantinense”.

Programa
O Pronasci, lançado em agosto de 2007 com um grande desafio: diminuir os altos índices de violência das grandes regiões metropolitanas brasileiras. O Programa inova ao articular políticas de segurança pública com ações sociais para enfrentar a criminalidade. Atualmente, o Pronasci está em fase de implementação em 18 estados e 84 municípios. Até 2012 será estendido a todo o território nacional.
Entre os principais eixos do Pronasci destacam-se a formação e valorização dos profissionais de segurança pública, a reestruturação do sistema penitenciário, o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência. Até o fim de 2012 o governo federal investirá R$ 6.707 bilhões no desenvolvimento de 94 ações que envolvem União, estados e municípios.

Visita
O governador Marcelo Miranda recebeu o secretário de Reforma do Judiciário, Rogério Favreto e a defensora Pública Geral, Estellamaris Postal. Os dois e explicaram ao Governador como o Pronasci será desenvolvido no estado.

Ministério da Justiça propõe criação de Juizado no Tocantins | DPE-TO