Pular para o conteúdo principal
Acessibilidade
Preferências visuais
Defensoria Pública do Estado do Tocantins
Menu

Nusa

Justiça atende Defensoria e volta a determinar a regularização da realização de exame Pet Scan

Em setembro de 2020, o Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa) entrou com pedido de cumprimento de sentença de 2019.

Autor(a): Keliane Vale/Comunicação DPE-TO

A Decisão é resultado de uma manifestação da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO)
A Decisão é resultado de uma manifestação da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) — Vanderlan Maciel/Divulgação para DPE-TO




A Justiça voltou a determinar a regularização da realização de exames Pet Scan (detecta tumor) na rede pública estadual. A Decisão é resultado de uma manifestação da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) nos autos de uma Ação Civil Pública que trata dessa demanda. Em setembro de 2020, o Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa) entrou com pedido de cumprimento de sentença de 2019.

Segundo o coordenador do Nusa, defensor público Freddy Alejandro Solórzano Antunes, autor da manifestação, diversas demandas individuais estão sendo ajuizadas requerendo o fornecimento do exame Pet Scan, mas até o momento não foram atendidas.

Exame

Mais conhecido como Pet Scan, o exame de Tomografia por Emissão de Pósitrons é considerado uma das tecnologias mais modernas para diagnosticar e acompanhar a presença e a progressão de 20 doenças, entre as quais diversos tipos de câncer. Com esse exame, é possível evitar uma cirurgia desnecessária ou detectar precocemente o crescimento de um tumor.

Justiça atende Defensoria e volta a determinar a regularização da realização de exame Pet Scan | DPE-TO