Pular para o conteúdo principal
Acessibilidade
Preferências visuais
Defensoria Pública do Estado do Tocantins
Menu

IX Congresso Nacional dos Defensores Públicos

Detalhe da sede de atendimentos da Defensoria Pública, em Palmas, em abril de 2026
Detalhe da sede de atendimentos da Defensoria Pública, em Palmas, em abril de 2026 — DPE-TO
A bela capital sul-mato-grossense será a sede da 9ª edição do Congresso Nacional dos Defensores Públicos, que ocorrerá nos dias 16 a 19 de novembro. A Associação Nacional dos Defensores Públicos e a Associação dos Defensores Públicos do Mato Grosso do Sul estão se preparando para receber Defensores Públicos, juristas e representantes da sociedade civil para participar desse importante evento.

A programação contempla conferências e painéis com expoentes do pensamento jurídico, reuniões especializadas, os já “tradicionais” concursos de teses e de práticas e a Assembléia Geral, onde serão traçadas as principais diretrizes para o próximo ano.

As inovações trazidas pela Lei Complementar nº. 132 constituirão alguns dos principais debates, especialmente para fomentar a troca de experiências e os passos necessários para a efetivação plena da democratização da Defensoria Pública e da consolidação de sua autonomia, pressupostos indispensáveis para o fortalecimento e a independência institucionais.

De acordo com a nova lei, a Defensoria Pública é reconhecida como expressão e instrumento do regime democrático e incumbida de atuar na promoção dos direitos humanos. De fato, um país que se pretenda democrático deve assegurar à sua grande maioria de cidadãos o instrumento necessário para a defesa de seus direitos, assegurando-lhes um serviço público e gratuito de qualidade, eficiente e independente. Caso contrário, os direitos constitucionais seguirão sendo diretos para alguns e promessas para muitos.

É por essa razão que o IX Congresso terá o tema “Defensoria Pública: Necessária ao Estado Democrático, imprescindível ao cidadão”, pois fortalecer a Defensoria Pública é mais que democratizar o acesso à justiça. É democratizar o próprio Estado de Direito.

Vamos debater e construir juntos o Estado e a Defensoria Pública que queremos.



IX Congresso Nacional dos Defensores Públicos | DPE-TO