Pular para o conteúdo principal
Acessibilidade
Preferências visuais
Defensoria Pública do Estado do Tocantins
Menu

Institucional

Estellamaris Postal destaca atuação conjunta das DPEs na realização de seminário da Região Norte

Autor(a): Bruna Cardoso / estagiária, sob supervisão de Gisele França / Comunicação DPE-TO

Estellamaris Postal falou da importância das ações conjuntas entre as Defensorias Públicas
Estellamaris Postal falou da importância das ações conjuntas entre as Defensorias Públicas — Reprodução da transmissão no canal no Youtube


 

Seminário é realizado pelas Defensorias Públicas dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins



Defensorias Públicas de sete estados brasileiros se uniram e estão realizando o I Seminário das Defensorias Públicas da Região Norte: Norteando Direitos. Durante abertura do evento, na noite dessa quarta-feira, 26, a defensora pública-geral do Tocantins, Estellamaris Postal, disse que é motivo de muita satisfação ver as instituições atuando em parceria e desenvolvendo ações em conjunto.

“No Tocantins atuamos para uma relação institucional próspera com os outros órgãos e poderes, o que traz resultados práticos para a população carente que é sempre nosso foco de atenção", ressaltou Estallamaris Postal.

O primeiro dia de programação contou com duas palestras: “Vulnerabilidade social e especificidades dos povos indígenas na região Norte do Brasil; atuação da Defensoria Pública”, com a doutora Andréia Macedo Barreto; e “Migração, gênero e raça: um olhar sobre o extremo Norte do Brasil”, com a defensora pública do Estado de Roraima, Jeane Magalhães Xaud.

Nesta quinta-feira, 27, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) integra a programação com a palestra da defensora pública Denize Souza Leite sobre “Vulnerabilidade e pessoas negras na região Norte do Brasil – interseccionalidade, gênero e vulnerabilidade”. Denize Leite é integrante da comissão de Igualdade Étnico-Racial da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (Andep)

Seminário

De iniciativa das Defensorias Públicas dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, o encontro das Defensorias da região Norte busca promover a integração regional, compartilhamento de experiências e socialização dos desafios enfrentados que têm pontos em comum.

A programação segue até sexta-feira, 28, sempre às 18h (horário de Brasília), com transmissão pelo canal das Defensorias Públicas da Região Norte no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCizm2QakIyXNjeBbNXOdLdA). Serão debatidos temas como vulnerabilidade social e especificidades dos povos indígenas da região Norte; migração, gênero e raça; vulnerabilidades e pessoas negras; direitos humanos, racismo e luta antirracista; além de ferramentas de atuação das Defensorias Públicas e experiências institucionais.

O Seminário é aberto ao público, sem necessidade de se fazer inscrição. Todas e todas que tiverem online terão direito a certificado.


Estellamaris Postal destaca atuação conjunta das DPEs na realização de seminário da Região Norte | DPE-TO