Pular para o conteúdo principal
Acessibilidade
Preferências visuais
Defensoria Pública do Estado do Tocantins
Menu

Em vistoria no HGP, Nusa constata 15 pacientes na fila de espera por vagas em leitos de UTI

Nusa constatou, ainda, que HGP tem sala reservada para novos leitos de UTI, mas o espaço precisa de equipamentos e materiais para funcionar.

Autor(a): Cléo Oliveira / Ascom DPE-TO

Sala no HGP para novos leitos de UTI: Nusa verificou que o espaço não funciona por falta de equipamentos, materiais e pessoal
Sala no HGP para novos leitos de UTI: Nusa verificou que o espaço não funciona por falta de equipamentos, materiais e pessoal — Nusa DPE-TO / Divulgação

Em vistoria realizada na tarde desta quarta-feira, 30, no Hospital Geral de Palmas (HGP), a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) constatou 15 pacientes na fila de espera por vaga em leitos de Unidade de Tratamento Intenso (UTI) no Hospital. Paralelo a isso, foi constatado que, no HGP, há um novo espaço para seis leitos de UTI, mas o serviço ainda não funciona por falta de equipamentos e materiais necessários.  

Conforme o Núcleo Especializado em Defesa da Saúde (Nusa) da DPE-TO, entre os pacientes na fila de espera há pessoas que necessitam do leito de UTI por situação de pós-operatório e, ainda, pacientes que precisam de vaga em Unidade de Tratamento Intensivo para serem submetidos a cirurgias, entre outras situações.

A Defensoria vai requerer que o Estado coloque em funcionamento os seis leitos de UTI já previstos para o HGP, considerando que a equipe do Nusa verificou que o Hospital tem uma sala reservada para o funcionamento de novos leitos, porém, o espaço é inoperante, conforme o Nusa, por falta de pessoal, equipamentos e materiais adquiridos para tal finalidade.

A Defensoria também vai requerer que o Estado providencie, de forma imediata, leitos de UTI para os 15 pacientes que constam em lista de espera do próprio Hospital, já que o serviço é de urgência e precisa ser providenciado, seja na rede pública ou na rede privada, com custos praticados conforme a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em vistoria no HGP, Nusa constata 15 pacientes na fila de espera por vagas em leitos de UTI | DPE-TO