Profissionais da Equipe Multidisciplinar da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) de Paraíso do Tocantins, a 63 km de Palmas, ministrou palestra com o tema “Quebrando as barreiras pelo fim da violência contra a mulher”, no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) do povoado Santa Luzia. A ação contou com parceria da equipe de Assistência Social do Município de Paraíso do Tocantins, Creas de Santa Luzia e Centro de Referência em Ação Social (Cras).
A palestra foi ministrada pela psicóloga Nilda Belo, pela assistente social Maria de Jesus Jardim, e a pedagoga Adriana Guida Brasil. De acordo com a Psicóloga, a proposta foi de instigar reflexão sobre a criação de uma rede de apoio para ajudar mulheres vítimas de violência doméstica, bem como conscientizar todas as participantes a denunciar qualquer tipo de violência. “Debatemos evidências de que, por muitas vezes, mulheres bem próximas a nós pode estar sofrendo violências, mas não tem forças para buscar ajuda, por medo e até mesmo por vergonha”, ressaltou Nilda Belo.
Na segunda-feira última, 21, a equipe multidisciplinar ministrou palestra para servidores da Delegacia Regional de Ensino (DRE) em Paraíso, com a participação de 40 servidores, a partir de aspectos históricos sobre a violência contra a mulher e seus agravantes.