A Defensoria Pública do Estado do Tocantins participou, nesta segunda-feira, 25, da solenidade de assinatura da ordem de serviço para reforma e ampliação do Centro de Ensino Médio Xerente Warã (Cemix), localizado a 11 km de Tocantínia, município a 75 km da capital. A obra integra o projeto Obra Toda Semana, desenvolvido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com investimento superior a R$ 1,8 milhão.
Participaram da cerimônia, com a presença do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, o defensor público-geral do Estado do Tocantins, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, e o assessor especial de Relações Institucionais da Defensoria Pública, defensor público Marcello Tomaz Souza.
Durante o evento, o Defensor Público-Geral falou sobre a importância de investimentos na educação e a escuta ativa das comunidades tradicionais e indígenas do estado e reforçou o papel da Defensoria Pública na garantia e defesa dos direitos humanos das pessoas em situação de vulnerabilidade.
Na ocasião, Wanderlei Barbosa também reforçou a relevância da iniciativa para o fortalecimento da educação indígena no estado. “Estamos garantindo mais dignidade, conforto e oportunidades para nossos estudantes e profissionais da educação. Esta obra representa um avanço significativo no fortalecimento do ensino, promovendo inclusão, respeito à cultura e valorização das comunidades indígenas”.
Em consonância com a fala do Chefe do Executivo, a secretária de Estado da Educação, Celestina Souza, afirmou que a obra representa mais um avanço para a educação indígena tocantinense.
Conforme a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a reforma e ampliação do Cemix, que conta com 288 alunos matriculados, contemplam a revitalização geral do bloco principal da unidade, construção de banheiros acessíveis, implantação de um refeitório padrão e instalação de uma central de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), estrutura destinada ao armazenamento seguro dos botijões utilizados na cozinha escolar.
O evento reuniu comunidade escolar, gestores políticos, representantes e autoridades indígenas e a sociedade civil.