Pular para o conteúdo principal
Acessibilidade
Preferências visuais
Defensoria Pública do Estado do Tocantins
Menu

Rede Integrada

Defensoria Pública realiza reunião com rede de proteção de crianças e adolescentes de Palmas

Autor(a): Marcus Mesquita / Comunicação DPE-TO

O encontro ocorreu na sede da Defensoria na Capital, reunindo 25 pessoas em representação a sete Cras, um Crea e quatro Conselhos Tutelares
O encontro ocorreu na sede da Defensoria na Capital, reunindo 25 pessoas em representação a sete Cras, um Crea e quatro Conselhos Tutelares — Loise Maria/Comunicação DPE-TO



O Núcleo de Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca) e a Equipe Multidisciplinar da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) se reuniram, nesta segunda-feira, 28, com conselheiros tutelares e representantes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Palmas. O encontro ocorreu na sede da Defensoria na Capital, reunindo 25 pessoas em representação a sete Cras, um Crea e quatro Conselhos Tutelares.

De acordo com a coordenadora do Nudeca, defensora pública Larissa Pultrini Pereira Oliveira Braga, o encontro visou estreitar as relações institucionais dos que integram a rede de proteção para que as políticas públicas se tornem mais efetivas e contribuam, de fato, para o fortalecimento dos direitos de todos que necessitam de tais serviços.

“A partir desta conversa, esclarecemos muito sobre a atuação da Defensoria e como podemos auxiliar. Além disto, tivemos a chance de entender melhor a atual conjuntura estrutural, tanto humana quanto de equipamentos, dos Cras, dos Creas e dos Conselhos Tutelares. Todo este diálogo é fundamental; com ele, coletivamente, podemos melhorar o fluxo de atuação da rede e fazê-la funcionar de maneira muito mais satisfatória”, enfatizou Larissa Pultrini.

Coordenadora da Equipe Multidisciplinar em substituição, a psicóloga Gabriela Fernandes Maximiano visualizou a reunião de maneira positiva por ter sido um momento para conhecer os colegas profissionais da rede de serviços e políticas públicas que costumam dialogar no dia a dia da atuação defensorial, seja por encaminhamentos, documentos oficiais ou por contato telefônico.

“O principal objetivo do espaço foi de ouvir e conhecer estes profissionais e os serviços, como também de construir uma aproximação para então buscarmos efetivar o princípio da articulação com a rede de serviços e políticas públicas do sistema de garantia de direitos da criança e dos adolescentes”, ressaltou Gabriela Maximiano.

Também estavam presentes na reunião, representando a DPE-TO, a analista jurídica do Nudeca, Márcia Ayer; e a psicóloga da Equipe Multidisciplinar da Instituição Dayelly Borges.

Larissa Pultrini destacou a integração das relações institucionais da rede de proteção — Loise Maria/Comunicação DPE-TO
Defensoria Pública realiza reunião com rede de proteção de crianças e adolescentes de Palmas | DPE-TO