A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) prestigiou a palestra “Violência Patrimonial Contra a Mulher: Reconhecimento, Invisibilidade e Resposta Institucional sob a Perspectiva de Gênero”, promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), por meio da Escola Superior da Magistratura Tocantinense, em Palmas. Realizada nessa quarta-feira, 17, estiveram presentes as defensoras públicas Téssia Gomes Carneiro e Napociane Pereira Póvoa.
Mestra em Direito e Tecnologia e especialista em Direito de Família e Sucessões, Miriane Ferreira fez uma reflexão sobre como o controle do dinheiro, dos bens, dos documentos, das informações patrimoniais e da autonomia econômica pode manter mulheres presas a relações marcadas pela desigualdade e pela violência.
A Advogada também destacou que essa forma de violência não atinge apenas mulheres em situação de dependência econômica, mas também alcança mulheres com renda própria, formação acadêmica e atuação profissional consolidada.
O evento reuniu profissionais e interessados na temática para discutir estratégias de reconhecimento e enfrentamento dessa violação de direitos sob a perspectiva de gênero. (Com informações do TJTO)