Na região norte, onde irá passar por cinco comarcas durante esta semana, o projeto Justiça Cidadã, do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), contará com a presença da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO). A primeira cidade a receber o projeto foi Filadélfia nesta segunda-feira, 21.
Nesta terça-feira, 22, será a comarca de Goiatins; na quarta, 23, Ananás; na quinta-feira, 24, Xambioá; encerrando na sexta-feira, 25, em Wanderlândia. Além das audiências públicas abertas a toda a comunidade, a programação também contempla roda de conversa nas escolas sobre proteção da criança e do adolescente e premiação de concurso de redação.
O Projeto
Iniciado no mês de maio de 2019, o projeto Justiça Cidadã já percorreu 14 Comarcas, resultando em 509 sentenças minutadas pelo Núcleo de Apoio às Comarcas (Nacom), 249 servidores e 19 magistrados participaram de rodas de conversas, além do grande número de pessoas na comunidade durante as audiências públicas.
O projeto ainda tem visitado escolas estaduais, com mais de 5 mil alunos envolvidos e que passaram a conhecer melhor o Judiciário. Outra ação é que os servidores também estão conhecendo um pouco mais sobre o Plano de Logística Sustentável, desenvolvido no Judiciário por meio do TO Sustentável. (Com informações da Cecom/TJTO)