Pular para o conteúdo principal
Acessibilidade
Preferências visuais
Defensoria Pública do Estado do Tocantins
Menu

Parceria com as escolas

“Defensoria Pública nas escolas” é pauta de reunião na Defensoria em Porto Nacional

Autor(a): Gisele França/Comunicação DPE-TO

Defensoria e Secretaria da Educação se reuniram na sede da DPE em Porto Nacional
Defensoria e Secretaria da Educação se reuniram na sede da DPE em Porto Nacional — DPE-TO Porto Nacional/Divulgação



A Diretoria Regional de Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) de Porto Nacional se reuniu na quarta-feira, 6, com a Secretaria Municipal de Educação para discutir o retorno do projeto “Defensoria Pública nas Escolas”.

Na ocasião, a servidora da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) Elizete Sales Sodré apresentou o projeto e as propostas de trabalho a serem desenvolvidas junto à educação municipal, tendo como base os eixos norteadores do projeto. Durante o encontro foi formalizado um trabalho de cooperação técnica entre Diretoria Regional da DPE e Secretaria Municipal de Educação.

Na reunião, o diretor do Núcleo Regional de Porto Nacional, defensor público Marcelo Tomaz de Souza, falou sobre os projetos desenvolvidos pela Instituição e que essas parcerias cooperam com o fortalecimento dos laços de cidadania.

Para o assistente social da Equipe Multidisciplinar de Porto Nacional, Jurimar M. Lima Júnior, o projeto “Defensoria Pública nas Escolas”, tem uma perspectiva de contribuir com a sociedade,. “Sobretudo porque a Defensoria não é só processo, temos um trabalho comunitário social de base. Nesse sentido, entende-se que é uma forma de estarmos contribuindo com essa formação”, destacou.

A psicóloga da Equipe Nair Mendes de Godoi destacou que este é o momento oportuno para fazer essa (re)aproximação com órgãos da Educação. “Precisamos fortalecer a rede de serviços, levando informação sobre educação em direito e discutindo acerca da violência sexual contra crianças e adolescentes, assunto bem relevante na atuação da Equipe Multidisciplinar”, reforçou.

A gerente do Núcleo de Educação Inclusiva e Atenção Sócio Emocional da Secretaria Municipal de Educação, Dalila Silva Lima, considerou que a parceria é um momento impar e louvável, pois o Projeto vem ao encontro com algo que já estava sendo pensado pela equipe, que lida constantemente com diversas situações de vulnerabilidades sociais.

Palestra

Ainda no município, a Instituição realizou uma palestra com servidores da Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação (COMSAÚDE) com o tema “Impactos da violência sexual contra crianças e adolescentes”.  Na oportunidade, foram discutidas as demandas sobre violência sexual infantil e, feita reflexões acerca dos impactos causados na vida de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.


Elizete Sodré ministrou a palestra sobre violência sexual contra crianças e adolescentes — DPE-TO Porto Nacional/Divulgação
Palestra com servidores Comsaúde sobre violência sexual contra crianças e adolescentes — DPE-TO Porto Nacional/Divulgação
“Defensoria Pública nas escolas” é pauta de reunião na Defensoria em Porto Nacional | DPE-TO