Pular para o conteúdo principal
Acessibilidade
Preferências visuais
Defensoria Pública do Estado do Tocantins
Menu

Defensoria Pública inicia Projeto “Renascer” na Unidade Prisional Feminina de Palmas

Detalhe da sede de atendimentos da Defensoria Pública, em Palmas, em abril de 2026
Detalhe da sede de atendimentos da Defensoria Pública, em Palmas, em abril de 2026 — DPE-TO
A Defensoria Pública do Tocantins iniciou na manhã desta sexta-feira, 1º, o Projeto “Renascer” direcionado às detentas da Unidade Prisional Feminina de Palmas. A primeira ação foi um ciclo de conversas, sobre o tema “Você e a Vida”, que marca o início de várias atividades; as quais acontecerão, mensalmente, durante este ano.

Edson Nunes, engenheiro e voluntário, a convite da Defensoria Pública, promoveu palestra sobre autoestima. “Esta é a segunda vez que participo de ação com este foco. A importância de tocar o coração das pessoas, falar de amor e amizade nos faz crescer. Se nascer uma semente com essa pequena apresentação, já é muito válido”, disse Nunes.

Além de rodas de conversa, também haverá, durante a programação em 2011, exibição de filmes, oficinas de dança, curso de bijuterias e terapias de grupo. “O objetivo é conhecer melhor as necessidades das reeducandas, a fim de proporcionar uma autorreflexão e a prevenção de reincidências”, explicou a defensora pública Maurina Jácone, que organiza a ação junto à Unidade Prisional Feminina, com apoio da assistente social da Defensoria Pública, Edna Cruz.
Nesta primeira ação, participaram 15 detentas, porém, ao longo da programação, o objetivo da Defensoria Pública é atender a todas as 60 reeducandas da Unidade.

S.R, de 32 anos, condenada desde 2005 por furto, comentou sobre a importância da continuação do Projeto “Renascer”. “Eu tenho vontade de mudar de vida e preciso só de incentivo e oportunidade. O sentimento de amor pelo próximo me ajuda a querer sair daqui e não fazer nada mais que me faça voltar”.


Defensoria Pública inicia Projeto “Renascer” na Unidade Prisional Feminina de Palmas | DPE-TO