Defensoria Pública incentiva produção científica

O CEJUR – Centro de Estudos Jurídicos da Defensoria Pública do Tocantins terá, como uma das atividades a partir de 2015, a produção da Revista ADSUMUS. Um espaço onde Servidores, Membros e Estagiários poderão publicar artigo científico, artigo de revisão, parecer, resenha e comunicação breve.
A Revista, que será anual, é uma das consolidações do Planejamento Estratégico da Instituição, que percebeu a necessidade de criar um instrumento de estímulo à produção científica e à socialização de conhecimento entre o público interno, proporcionando discussões sobre temas jurídicos atuais e pertinentes à prática diária da Defensoria Pública e ainda à efetivação da política de gestão da informação.
“A Revista Jurídica ADSUMUS é de grande importância para a Instituição, bem como para todos os autores que terão seus trabalhos publicados, considerando que proporcionará a troca de conhecimento, elevando assim os padrões técnicos e científicos dos Membros, Servidores e Estagiários da Defensoria Pública do Estado do Tocantins”, avalia a coordenadora do CEJUR, defensora pública Fabiana Razera.
Para participar da primeira edição, Membros e Servidores devem ser inscrever no site da Instituição ou acessar o endereço http://evento.defensoria.to.def.br/revista-juridica-adsumus/. Segundo as regras, os trabalhos devem ser enviados como anexo até o dia 9 de fevereiro para o email revistajuridica@defensoria.to.def.br, observando que não poderão conter qualquer identificação do autor na parte textual, de modo a preservar a isonomia entre os concorrentes e a imparcialidade por ocasião da análise. Juntamente com o trabalho, é necessário o envio da Declaração de Responsabilidade (Anexo I) e o Termo de Direitos Autorais (Anexo II). Já os estagiários farão as inscrições exclusivamente pelo email, informando no corpo do email o nome completo, contato e comarca de lotação.
Os trabalhos apresentados serão analisados e aprovados para publicação, divididos nas seguintes áreas temáticas: Direito Civil e Direito Processual Civil; Direito Penal e Processual Penal; Direito Constitucional; Direito Administrativo; Direitos Humanos; Direito da Infância e Juventude; Direitos Difusos e Coletivos; e Justiça Social.
Tipos de trabalho
- Artigo científico: apresenta temas ou abordagens próprias, discute ideias, métodos, técnicas e processos nas diversas áreas do conhecimento, sendo por isso resultado de pesquisa.
- Artigo de revisão: constitui uma publicação que resume, analisa e discute informações e ideias já publicadas.
- Parecer: opinião fundamentada na forma de documento acerca de uma questão, assunto ou situação técnica específica em relação a sua área de atuação.
- Resenha: resumo redigido com análise crítica ou não de um documento, tais como legislações, filmes e livros.
- Comunicação breve: manuscrito curto contendo no máximo 1600 palavras, incluindo todas as partes do título às referências, tabelas e figuras. Particularmente adequadas para divulgação de resultados preliminares de projetos; e/ou resultados obtidos por estudos de campo e levantamentos de dados.
Texto: Alessandra Bacelar
