Pular para o conteúdo principal
Acessibilidade
Preferências visuais
Defensoria Pública do Estado do Tocantins
Menu

Defensoria Pública garante cirurgia bariátrica para Assistida por meio da Unimed

Detalhe da sede de atendimentos da Defensoria Pública, em Palmas, em abril de 2026
Detalhe da sede de atendimentos da Defensoria Pública, em Palmas, em abril de 2026 — DPE-TO

A Defensoria Pública em Palmas conseguiu decisão favorável à assistida E.M.B.C. contra a Unimed/Plansaúde – Federação Interfederativa das Cooperativas Médicas do Centro-Oeste, para a realização de cirurgia bariátrica, bem como o pagamento de todas as despesas referentes ao procedimento.

A assistida é associada a Unimed/Plansaúde desde setembro de 2008, submetendo-se a tratamento há vários anos contra excesso de peso. Devido ao risco iminente de morte súbita, a assistida necessita de imediata cirurgia para redução de estômago e ao procurar a Unimed para autorização do procedimento, houve a negativa sob a alegação de desrespeito ao prazo de carência firmado no contrato.

Por meio de Ação de Obrigação de Fazer, feita pelo defensor público Edivan de Carvalho Miranda, o Juiz Valdemir Braga de Aquino julgou procedente o pedido para determinar que a Unimed autorize a realização da cirurgia bariátrica, condenando, ainda, a contratada ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios fixados em R$ 1.000,00, tendo como consideração a emergência no atendimento da assistida, ainda que o fato ocorra durante o período de carência contratual.








Defensoria Pública garante cirurgia bariátrica para Assistida por meio da Unimed | DPE-TO