Pular para o conteúdo principal
Acessibilidade
Preferências visuais
Defensoria Pública do Estado do Tocantins
Menu

Defensoria Pública do Tocantins inicia trabalhos do GESPÚBLICA

Os integrantes do Comitê Gestor Interno da Defensoria Pública do Tocantins, durante treinamento
Os integrantes do Comitê Gestor Interno da Defensoria Pública do Tocantins, durante treinamento — Kelly Costa
Os integrantes do Comitê Gestor Interno da Defensoria Pública do Tocantins iniciaram os trabalhos do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA nesta quinta feira, 12, na sede administrativa da Instituição.

O assessor técnico responsável pelo Gespública, da Secretaria de Administração – SECAD, João Lira, que é Coordenadora do GESPÙBLICA no Tocantins, ministrou uma capacitação para o grupo com o objetivo de orientar os membros bem como explicar passo a passo como funciona o programa, suas vantagens e particularidades.

Da reunião ficou estabelecido um cronograma de encontros para a aplicação do GESPÚBLICA na Defensoria Pública.

GESPÚBLICA
O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GesPública – foi instituído pelo Decreto nº 5.378, de 23 de fevereiro de 2005 e, é o resultado da evolução histórica de diversas iniciativas do Governo Federal para a promoção da gestão pública de excelência, visando contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade do País.

É um programa do Ministério do Planejamento e Orçamento, voltado para orientar os órgãos públicos, baseado na avaliação continuada da gestão. Consiste basicamente em: Auto-Avaliação, Plano de Melhoria e Avaliações Periódicas e, tem como principais características o fato de ser contemporâneo, ser essencialmente público e orientado ao cidadão, respeitando os princípios constitucionais da impessoalidade, da legalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência. ((Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão / Secretaria de Gestão).



.
Defensoria Pública do Tocantins inicia trabalhos do GESPÚBLICA | DPE-TO