Pular para o conteúdo principal
Acessibilidade
Preferências visuais
Defensoria Pública do Estado do Tocantins
Menu

Defensoria Pública assina Termo de Cooperação Técnica com Escola do Legislativo do Tocantins

Solenidade foi realizada na Assembleia Legislativa, em Palmas, reunindo representantes de diversas entidades parceiras

Autor(a): Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO

Defensor público-geral Fábio Monteiro dos Santos assinou Termo de Cooperação Técnica
Defensor público-geral Fábio Monteiro dos Santos assinou Termo de Cooperação Técnica — Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO

Em solenidade realizada na sala de reuniões da presidência da Assembleia Legislativa do Tocantins (AL-TO), em Palmas, o defensor público-geral no Tocantins, Fábio Monteiro dos Santos, assinou, nesta terça-feira, 29, um Termo de Cooperação Técnica que aproxima a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) da Escola do Legislativo do Tocantins. A atividade, que também foi marcada pelo lançamento do Portal da Escola do Legislativo e contou com a presença de representantes de diversas outras instituições parceiras da entidade, foi comandada pelo deputado estadual presidente da Casa de Leis tocantinense, Antônio Andrade.

A assinatura do Termo estabeleceu, entre a DPE-TO e a Escola do Legislativo, conforme descrição da AL-TO, uma “cooperação técnica, acadêmica e científica, bem como o intercâmbio de experiências e de pessoal nos campos da docência, da pesquisa e da cultura”. Ainda de acordo com a Assembleia Legislativa, esta parceria é voltada “ao aperfeiçoamento, à formação e à qualificação dos servidores das instituições parceiras, a parlamentares e à comunidade em geral, no âmbito do Estado do Tocantins”.

Para o defensor público-geral Fábio Monteiro, a DPE-TO vê como positiva esta parceria, que é focada no diálogo institucional em atividades educacionais, eventos de índole científica e cultural, e, sobretudo, na promoção de atividades que municiam não só o corpo funcional de ambas as instituições com novos conhecimentos, mas, principalmente, o público externo, democratizando o acesso as estes conhecimentos.

“É fundamental poder fomentar e compartilhar o conhecimento entre o nosso público interno e entregar o aprendido para a sociedade, por meio dos nossos respectivos serviços. Mas, promover o acesso ao conhecimento para a população em geral, direcionando a ela todo o nosso poderio em educação em direitos é algo muito relevante para nossas Escolas. Por este motivo, nós estamos sempre à disposição para contribuir com os Poderes, as instituições e as academias que têm este mesmo objetivo de democratizar o conhecimento; contem sempre conosco”, enfatizou Fábio Monteiro.

De acordo com o presidente da AL-TO, Antônio Andrade, são parcerias como esta, estabelecida com a DPE-TO, que geram oportunidades para o povo mais carente do Tocantins.

“O papel da Assembleia também é fazer parcerias para levar benefícios a todas as cidades do nosso Estado, ações com transparência para mais perto da nossa comunidade. Se somos a Casa do Povo, por que não ir até a casa das pessoas mais humildes?! Por isto, agradecemos a Defensoria pela confiança nesta parceria, que vai ajudar a diminuir o sofrimento daquelas pessoas que precisam de oportunidades”, afirmou o Deputado Estadual.

Demais entidades parceiras

Na ocasião, além da DPE-TO, também assinaram os Termos de Cooperação Técnicas representantes do Tribunal de Justiça do Tocantins; do Ministério Público do Tocantins (MP-TO); da Secretaria de Estado da Administração (Secad); da Universidade Federal do Tocantins; da Universidade Estadual do Tocantins; e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

Mais informações

Mais informações sobre a Escola do Legislativo podem ser obtidas no Portal oficial da entidade educacional, lançado, oficialmente, durante a solenidade: .



Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
Marcus Mesquita / Ascom DPE-TO
Defensoria Pública assina Termo de Cooperação Técnica com Escola do Legislativo do Tocantins | DPE-TO