Pular para o conteúdo principal
Acessibilidade
Preferências visuais
Defensoria Pública do Estado do Tocantins
Menu

Defensoria Pública assina termo de cooperação com Tribunal de Justiça

Detalhe da sede de atendimentos da Defensoria Pública, em Palmas, em abril de 2026
Detalhe da sede de atendimentos da Defensoria Pública, em Palmas, em abril de 2026 — DPE-TO
Na próxima segunda-feira, 22, a Defensoria Pública e o Tribunal de Justiça celebram termo de cooperação para utilização dos serviços da junta médica do poder judiciário. A assinatura do termo acontecerá durante solenidade de Lançamento do III Diagnóstico da Defensoria Pública no Brasil, às 10h, no auditório do Palácio Araguaia em Palmas.

Com esta parceria, o Tribunal de Justiça do Tocantins vai disponibilizar os serviços de sua junta médica oficial aos membros e servidores administrativos da Defensoria Pública para realização de exames periciais e emissão de laudos para casos de licenças médicas.

O termo irá vigorar por um ano, podendo ser prorrogado. De acordo com a diretora de recursos humanos da Defensoria Pública, Alessandra Santana, até o presente momento a Instituição utilizava os serviços da junta médica da Secretaria Estadual de Administração, ela acredita que este termo irá agilizar os processos que necessitam passar por junta, já que a demanda será bem menor e o tempo de análise menos moroso.

Assinam o termo a defensora pública geral, Estellamaris Postal, e o desembargador Liberato Póvoa, representando Willamara Leila, presidente do Tribunal de Justiça.


Junta Médica do Tribunal de Justiça

Composta por médicos, psicólogos e assistentes sociais com competência legal e administrativa para o ato pericial; a Junta funciona no segundo piso do Fórum de Palmas, ao lado do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário.

O órgão tem dentre outras, as seguintes finalidades: a realização de perícias médicas destinadas a verificar e atestar o estado de saúde de magistrados, servidores, serventuários e respectivos dependentes, para concessão de licenças para tratamento de saúde, licenças por motivo de doença em pessoa da família, licença maternidade, readaptação funcional, processos de aposentadoria por invalidez e realização de exames pré-admissionais em candidatos aprovados e convocados nos concursos públicos.


Defensoria Pública assina termo de cooperação com Tribunal de Justiça | DPE-TO