Pular para o conteúdo principal
Acessibilidade
Preferências visuais
Defensoria Pública do Estado do Tocantins
Menu

Reunião Ampliada DPagra

Encontro levantará demandas das comunidades e ações para o DPagra em 2024

Autor(a): Marcus Mesquita / Comunicação DPE-TO

Reunião acontecerá no auditório da DPE-TO em Palmas
Reunião acontecerá no auditório da DPE-TO em Palmas — DPE-TO Divulgação

Nesta quinta-feira, 1º, o auditório “Defensora Pública Lucimar Pereira Moretti”, na Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em Palmas, sediará a “Reunião Ampliada com Movimentos Sociais do Campo”. A atividade, que tem início previsto para às 8h30, está sendo organizada pelo Núcleo da Defensoria Pública Agrária (DPagra) da Instituição e colocará em diálogo membras(os) e servidoras(es) da Defensoria com representantes de diversos movimentos sociais do campo tocantinenses.

Coordenadora do DPagra, a defensora pública Kenia Martins Pimenta Fernandes destaca que o objetivo da atividade é detectar, a partir de uma escuta ativa, as mais urgentes demandas das comunidades quilombolas, de trabalhadores rurais e de atingidos por barragens.

Inscrição

Aquelas pessoas que têm interesse em participar ainda podem se inscrever na Reunião acessando a página de eventos da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), o que pode ser feito clicando aqui.

Entidades participantes

No encontro, estão previstas a presença de representantes da Alternativa para a Pequena Agricultura no Tocantins (APA-TO); da Comissão Pastoral da Terra (CPT); da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (Coeqto); da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Tocantins (Fetaet); do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB); e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Programação

Dividida em dois turnos, a reunião ampliada contará com painel expositivo; espaço de fala ativa dos representantes dos movimentos sociais do campo; exposição de metodologia da coleta das demandas; diagnóstico das demandas; formação de grupos de trabalho; e, por fim, com a apresentação do documento final apontando as prioridades elencadas a serem consideradas para o planejamento das ações do DPagra 2024.

Encontro levantará demandas das comunidades e ações para o DPagra em 2024 | DPE-TO