A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio da Diretoria Regional em Gurupi, firmou uma parceria com o curso de psicologia da Universidade de Gurupi (Unirg) para fortalecer a rede de apoio, oferecendo atendimento psicológico aos assistidos da Instituição.
Segundo a psicóloga da DPE em Gurupi, Isabel Cristina, em 2017 e 2018 houve uma demanda considerável de alunos que buscaram atendimento psicoterápico após estreitamento da relação entre a Defensoria e a Diretoria Regional de Ensino do município, através de projetos desenvolvidos nas escolas. “Com isso, vimos a necessidade de buscar parceiros junto à rede de apoio para não só provocar as discussões sobre os mais variados temas, mas de promover o acolhimento dessas pessoas, fechando assim um ciclo da valorização do ser humano, possibilitando sempre maior humanização do nosso trabalho”, comentou.
A parceria com a Unirg surgiu a partir de uma solicitação da professora de estágio da Universidade, Tânia Maria Lago. Agora, os casos serão encaminhados pela psicóloga da DPE em Gurupi, a partir das várias áreas de atuações da DPE, ao grupo de estágio da Universidade e os atendimentos serão feitos via escritório modelo jurídico.