Defensoria discute situação da saúde em Gurupi durante Audiência Pública

Os problemas do Hospital Regional de Gurupi e a construção de uma nova unidade no Município foram assuntos debatidos durante Audiência Pública realizada na segunda-feira, 28, pela Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Turismo da Assembleia Legislativa do Tocantins, na Câmara Municipal de Gurupi.
A Audiência, que foi uma solicitação da deputada estadual Josi Nunes, contou com a presença do defensor público Neuton Jardim, do deputado estadual Marcelo Lelis - Presidente da Comissão - , da vice-prefeita, Dolores Nunes, de vereadores do Município, representantes do Ministério Público Estadual, Sintras, CDL, servidores públicos ligados ao setor e membros da comunidade local. A Secretaria Estadual de Saúde não enviou representante.
Segundo a deputada Josi Nunes, a Audiência tem o objetivo de trazer a discussão para a mesa de debate para ouvir a comunidade, conhecer os problemas e buscar soluções, cujas propostas coletadas serão inseridas em um relatório que será entregue às autoridades do setor para que providências sejam tomadas.
O defensor público Neuton Jardim destacou a importância da Audiência e também o trabalho realizado pela Defensoria Pública em relação aos problemas com a saúde no Estado. “Além do trabalho desenvolvido pela Defensoria Pública nos processos que envolvem demandas da área da Saúde, há uma preocupação quanto ao aspecto fiscalizador, a exemplo da atuação do NAC - Núcleo de Ações Coletivas, em fevereiro deste ano, quando a Defensoria Pública, juntamente com o Ministério Público Federal, visitou o Estoque Regulador do Estado, onde foram encontradas várias situações que indicam má utilização do dinheiro público e gestão inadequada do local e produtos”.
Segundo o Defensor Público, em termos regionais, há uma preocupação quanto ao processo de construção do Novo Hospital Regional de Gurupi. “A nossa expectativa é que os encaminhamentos sejam executados e que a Secretaria Estadual de Saúde apresente as informações quanto ao andamento da construção do Novo Hospital Regional de Gurupi. Não podemos deixar que divergências políticas impeçam que ele seja construído”, ressaltou.
Audiência
A proposta para a Audiência Pública sobre a saúde foi aprovada em 2013 e prevê a realização de três audiências no Estado. A primeira aconteceu em Araguaína, no final de 2013, e a próxima será em Palmas, no dia 13 de maio, às 15h, na Assembleia Legislativa.
Autora: Rose Dayanne Santana (Com informações da Ascom da deputada estadual Josi Nunes)
