Defensoria adere a projeto de descarte correto de pilhas e baterias em Araguaína
Autor(a): Cinthia Abreu/ Ascom DPE-TO

Por meio do Projeto Papa-Pilhas, a Instituição será um ecoponto para captar o material que, quando acumulado, é enviado para as empresas fabricantes
As pilhas e baterias jogadas na natureza levam séculos para se decompor, pois não se degradam e, em contato com a umidade, calor e outras substâncias químicas causam contaminação ao meio ambiente. Com o objetivo de contribuir com a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), em Araguaína, acaba de aderir ao projeto “Papa-Pilhas”, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Prefeitura Municipal de Araguaína.
Nessa terça-feira, 22, os assistidos e servidores da instituição no município participaram de uma conscientização sobre o descarte correto das pilhas e baterias. De acordo com o defensor público Pablo Chaer, coordenador do Núcleo Aplicado de Defesa das Minorias e Ações Coletivas de Araguaína (Nuamac Araguaína), a intenção é ampliar o projeto para que, futuramente, sejam recolhidos também itens de informática antigos e de coleta seletiva de lixo. “Isso é só o começo de uma parceria que vai fazer com que a sede de Araguaína se torne um ponto de referência na coleta de um lixo que não pode ser descartado junto ao lixo comum”, declara.
Por meio do Projeto Papa-Pilhas, os ecopontos captam o material que, quando acumulado, é enviado para as empresas fabricantes. “É muito importante essa parceria porque o espaço da Defensoria Pública é ocupado, primordialmente, por pessoas que às vezes não têm o conhecimento sobre a importância de se separar este tipo de lixo. Então, além de permitir esse conhecimento, a Defensoria Pública age de maneira preventiva, tentando colaborar com a saúde pública e evitar demandas eventuais sobre poluição no meio ambiente”, conclui o defensor público.
O projeto foi idealizado pela Faculdade de Ciências do Tocantins (Facit) e conta com parceria da Prefeitura de Araguaína, portal Cenário Rural e Escola Reciclarte. Além da Defensoria Pública, estão instalados ecopontos em secretarias municipais e lojas de eletrodomésticos da cidade.
