Pular para o conteúdo principal
Acessibilidade
Preferências visuais
Defensoria Pública do Estado do Tocantins
Menu

Defensora Pública Geral participa da eleição da nova diretoria do CONDEGE

Detalhe da sede de atendimentos da Defensoria Pública, em Palmas, em abril de 2026
Detalhe da sede de atendimentos da Defensoria Pública, em Palmas, em abril de 2026 — DPE-TO
A Defensora Pública Geral, Estellamaris Postal, Secretária Geral do CONDEGE participou do Fórum Geral Ordinário, realizado nesta segunda-feira, 29, em São Paulo-SP. Defensores Públicos Gerais de todos os Estados e União participaram da eleição para a escolha da nova Diretoria Executiva do Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais – CONDEGE, dentre outros assuntos da pauta.

A chapa única concorrendo “Empoderar para Construir”, foi eleita por unanimidade, ficando a nova Diretoria assim composta: Presidente: Teresa Cristina A. Ferreira, Defensora Pública Geral da Bahia; Vice-Presidente: Francilene Gomes de Brito Bessa, Defensora Pública Geral do Ceará; Secretário Geral: José Raimundo Batista Moreira; Secretário Adjunto: Oleno Inácio de Matos, Defensor Público Geral de Roraima.

Ao findar a Gestão 2007/2009 a Diretoria apresentou Relatório de Gestão, agradecendo a colaboração de todos os Membros na execução dos trabalhos desenvolvidos. Durante a Assembléia, representantes de diversos estados parabenizaram a atuação dos Membros da Diretoria do CONDEGE, em especial o comprometimento da Defensora Pública Geral, Estellamaris Postal.

Segundo a nova Presidente, o momento é de construir, solidificar a identidade da Instituição, fortalecer suas bases, prover a fundação e a sustentabilidade às demandas da Instituição Defensoria Pública em fase de finalização.

III Diagnóstico da Defensoria Pública

Uma Comissão formada por representantes da Secretaria da Reforma do Judiciário (MJ), da Defensoria Pública da União (DPU), do Conselho dos Defensores Públicos Gerais (CONDEGE), da Associação Nacional dos Defensores Públicos da União (ANDPU) e da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP) realiza um novo diagnóstico da Defensoria Pública dos Estados e da União.

A iniciativa pretende atualizar um conjunto de dados já disponíveis graças à realização das duas primeiras edições do Diagnóstico.

Dentre os assuntos da pauta da Sessão Ordinária, foi apresentado pelo Representante do Ministério da Justiça, Dr. Marcello Isgarbossa, material sobre o III Diagnóstico da Defensoria Pública, que se encontra em fase de finalização, enfatizando a importância de que todos os Defensores Públicos respondam, impreterivelmente até o dia 10/08/2009, o questionário que lhes será enviado pela Comissão.





Defensora Pública Geral participa da eleição da nova diretoria do CONDEGE | DPE-TO