Pular para o conteúdo principal
Acessibilidade
Defensoria Pública do Estado do Tocantins
Menu

Capacitação em Execução Penal alcança seus objetivos

Palestrante do Curso, defensor público Gustavo Junqueira
Palestrante do Curso, defensor público Gustavo Junqueira — Kelly Costa
A capacitação de Execução Penal realizada pela Defensoria Pública do Tocantins, por meio do Cejur – Centro de Estudos Jurídicos da Defensoria Pública do Tocantins, que terminou nesta quarta-feira, 13, às 12h, atingiu seu objetivo e teve uma avaliação positiva dos participantes, bem como do palestrante e da coordenação do Nadep - Núcleo de Atendimento e Defesa ao Preso, que executará o projeto “Cadeias da Liberdade”, desenvolvido em parceria com o Ministério da Justiça.

Ao finalizar o evento o palestrante, defensor público de São Paulo, Gustavo Octaviano Junqueira, ressaltou o trabalho da Defensoria Pública do Tocantins e a troca de experiências. “No curso, percebi que a atuação da Defensoria Pública é eficiente e que o modelo penitenciário do Tocantins é diferenciado. O trabalho da Defensoria Pública no interior e na Capital é decisivo para que o Tocantins mantenha esse padrão de atendimento e defesa do preso”, disse Gustavo Junqueira.

Para a coordenadora do Nadep – Núcleo de Atendimento e defesa ao Preso, defensora pública Elydia Monteiro, a capacitação atingiu o propósito de subsidiar a ação prática do projeto ‘Cadeias da Liberdade’ e a continuidade das atividades após finalização do convênio. “A capacitação foi uma excelente oportunidade para nos munir de informações e experiências para diagnosticar as deficiências e propor mudanças e soluções”, disse a Coordenadora.

O estagiário do curso de Direito, Luiz Armando, também ficou satisfeito com a capacitação. “O curso foi enriquecedor e, com certeza, levarei os conhecimentos adquiridos para a prática”.

Além dos Defensores Públicos e estagiários dos cursos de Direito, Serviço Social e Psicologia, a capacitação contou com a participação de representantes do Centro Estadual de Direitos Humanos e membros do judiciário, como o juiz de direito da 2ª Vara Criminal de Porto Nacional, Clédson Dias. “O curso passou informações atualizadas. Vejo que a Defensoria Pública do Tocantins está bem estruturada e isso é importante porque facilita o trabalho do judiciário”, comentou o juiz Clédson Dias.

Cadeias da Liberdade
O projeto ‘Cadeias da Liberdade’ tem como objetivo prestar atendimento aos presos provisórios e apenados, que estão nos estabelecimentos prisionais de Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Dianópolis, Ananás, Tocantinópolis, Colinas, Arapoema, Colméia, Guaraí, Formoso do Araguaia, Miracema do Tocantins, Pedro Afonso e Barrolândia.

A realização do ‘Cadeias da Liberdade’ será feita por equipes interdisciplinares composta por Defensor Público, Estagiários de Direito, Serviço Social e Psicologia, que se deslocarão aos municípios contemplados pelo projeto. Além do atendimento jurídico, essas equipes realizarão palestras educativas sobre os direitos dos presos, papel da Defensoria Pública; entre outras atividades; visando à inclusão social, ressocialização, profissionalização, educação e fortalecimento das relações familiares dos mesmos.


Capacitação em Execução Penal alcança seus objetivos | DPE-TO