O próximo módulo da Capacitação Inicial dos Conselheiros Tutelares do Tocantins acontecerá na próxima quinta-feira, 30. Realizado pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio da Escola Superior (Esdep), este será o 14º módulo do curso que terá como tema “Estudo de caso e o fluxo de atendimento às crianças e adolescentes vítimas ou testemunha de violência sexual”. A atividade será desenvolvida de forma online, com transmissão, ao vivo, pelo canal oficial da Instituição no Youtube. Para participar, inscreva-se aqui.
A aula será ministrada pela psicóloga do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Tocantins (CEDECA/TO) Mariana Miranda Borges, com mediação da diretora-geral da Esdep, defensora pública Téssia Gomes Carneiro e da gerente de Ensino e Capacitação da Esdep, Elis Sodré.
Objetivo
O objetivo da capacitação é a promoção da qualificação dos conselheiros tutelares, sejam titulares ou suplentes, que atuam nos municípios tocantinenses, beneficiando, assim, indiretamente, as crianças e os adolescentes que vivem em condições de violação de direitos em todas as regiões do Estado. Por meio dela são fornecidos instrumentos técnicos aos participantes, que poderão compartilhar experiências e, assim, buscar soluções eficientes na efetivação do trabalho.
Capacitação
A Capacitação é realizada pela Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) e do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e Adolescentes (Nudeca), com a parceria da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e Ministério da Mulher da Família, e dos Direitos Humanos.
Ao todo, o curso conta com 20 módulos, que ocorrerão de forma online até 14 de junho de 2023, totalizando uma carga horária certificada de 48 horas.