Pular para o conteúdo principal
Acessibilidade
Preferências visuais
Defensoria Pública do Estado do Tocantins
Menu

Atuação da Defensoria Pública é tema de palestras para universitários

Detalhe da sede de atendimentos da Defensoria Pública, em Palmas, em abril de 2026
Detalhe da sede de atendimentos da Defensoria Pública, em Palmas, em abril de 2026 — DPE-TO
A palestra do defensor público, Leonardo Oliveira Coelho, foi o ponto alto da aula inaugural que abriu o segundo semestre para os universitários do curso de Direito da Faculdade Católica do Tocantins. A solenidade de abertura aconteceu no auditório da OAB/TO e contou com a participação do presidente da instituição, Ercílio Bezerra, da Subdefensora Pública Geral, Maria de Lourdes Vilela, além de professores da faculdade.

Na ocasião representando a Defensora Pública Geral, Estellamaris Postal, o defensor público, Leonardo Coelho, discorreu por mais de uma hora e meia sobre o trabalho desenvolvido pela Defensoria Pública. Leonardo iniciou sua explanação citando a Constituição Federal de 1988, que no artigo 134 dispõe sobre a criação da Defensoria Pública para prestação de serviços jurídicos gratuitos em todos os âmbitos jurisdicionais. “A Defensoria Pública é a caçula das instituições jurídicas. E o Brasil é um dos países pioneiros que garantem acesso técnico jurídico neste formato” disse o defensor público, lembrando que quase todos os estados da federação contam com a Defensoria Pública organizada, exceto os estados de Santa Catarina, Paraná e Goiás, sendo nesse último já instituída por meio de Lei, mas ainda não instalada.

Trazendo para a realidade tocantinense, Coelho, falou sobre a trajetória da instituição, dos obstáculos a serem enfrentados e sobre as conquistas, considerada mais evidentes nos últimos cinco anos com a gestão de Estellamaris Postal . “É bem verdade que ainda estamos longe do ideal, mas já melhoramos muito. A Defensoria Pública, hoje, já conta com melhores instalações para atendimento aos assistidos e com maior número de defensores públicos nas 42 comarcas do Estado”. De acordo com o defensor público, a lei complementar nº 55 aprovada no mês de maio, pela Assembléia Legislativa do Estado, trouxe além de autonomia financeira, orçamentária e administrativa, benefícios que vão melhorar significativamente a prestação de serviços aos assistidos, se referindo a instalação da CRC - Central de Relacionamento ao Cidadão- e a Ouvidoria Geral, previstas para funcionarem ainda este mês.

Outro ponto que foi bastante destacado foi o papel conciliatório da Defensoria Pública, dando como exemplo, o trabalho já desenvolvido pelo Núcleo Regional de Gurupi, que por meio de conciliação entre as partes, em 50% dos casos, consegue acordo sem que seja preciso protocolar ação na justiça, frisando que a atuação da instituição não é meramente judicial, mas é preciso fomentar a cultura da conciliação.

Finalizando sua participação, Leonardo Coelho respondeu às várias perguntas dos universitários, que também, elogiaram a objetividade e a clareza transmitida durante a palestra.

SIMPÓSIO DE DIREITO
Nesta quarta-feira, mais uma vez, a Defensoria Pública será tema de palestra no Simpósio de Direito da Faculdade Serra do Carmo. O defensor público, Fabrício Akitaya, será um dos palestrantes do evento, que acontece no auditório da OAB/TO, a partir das 19 horas.


Atuação da Defensoria Pública é tema de palestras para universitários | DPE-TO