Pular para o conteúdo principal
Acessibilidade
Defensoria Pública do Estado do Tocantins
Menu

POR QUEM MAIS PRECISA

Atendimento itinerante realizado no Assentamento Loroty, em Lagoa da Confusão

Autor(a): Comunicação DPE-TO

As defensoras públicas Luciana Costa (E) e Isabella Faustino, juntamente com o defensor público João Pedro Cerqueira, que realizam os atendimentos jurídicos
As defensoras públicas Luciana Costa (E) e Isabella Faustino, juntamente com o defensor público João Pedro Cerqueira, que realizam os atendimentos jurídicos — DPE-TO Paraíso do Tocantins / Divulgação

Pessoas que residem no Assentamento Loroty, no município de Lagoa da Confusão, a 220 km de Palmas, receberam, hoje, 14, atendimento jurídico integral e gratuito durante mais uma edição do programa “Defensoria Itinerante”, realizado pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO). A ação levou orientação e assistência jurídica à comunidade, ampliando o acesso à Justiça para moradores da zona rural da região.

As atividades foram coordenadoras pelo Núcleo Regional da Defensoria Pública de Paraíso do Tocantins e contou com atendimentos jurídicos da coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor (Nudecon), Luciana Costa da Silva, da defensora pública Isabella Faustino Alves e do defensor público João Pedro Cerqueira.

A ação contou com atendimentos jurídicos individuais e também coletivos, em diversas áreas de atuação, garantindo suporte jurídico às pessoas com perfil de assistida da Instituição.

Com foco em educação em direitos, foi realizada uma roda de conversa com mulheres, conduzida pela psicóloga Nilda Belo de Morais, com o tema “Direito e Violência Doméstica”. Com outro tema, também foi realizada uma atividade com crianças da comunidade.  

A iniciativa integra as ações itinerantes desenvolvidas pela DPE-TO com o objetivo de aproximar os serviços da Instituição às comunidades que possuem maior dificuldade de acesso às unidades de atendimento.

O programa “Defensoria Itinerante” oferta assistência e orientação jurídica integral e gratuita à população hipossuficiente das localidades visitadas, especialmente em comunidades rurais e regiões com menor viabilidade de atendimento remoto, fortalecendo a garantia de direitos e a promoção da cidadania.

A psicóloga Nilda Belo de Morais durante roda de conversa com mulheres — DPE-TO Paraíso do Tocantins / Divulgação
Defensoria Itinerante no Assentamento Loroty, em Lagoa da Confusão — DPE-TO Paraíso do Tocantins / Divulgação
Atendimento jurídico integral e gratuito durante a ação realizada hoje — DPE-TO Paraíso do Tocantins / Divulgação
Atendimento itinerante realizado no Assentamento Loroty, em Lagoa da Confusão | DPE-TO