Pular para o conteúdo principal
Acessibilidade
Preferências visuais
Defensoria Pública do Estado do Tocantins
Menu

Numecon

Após mediação da Defensoria Pública, primos se unem para cuidados de tia idosa

Autor(a): Laiane Vilanova/ Comunicação DPE-TO

Os sobrinhos da idosa decidiram também por organizar uma agenda de visitas à tia nos finais de semana
Os sobrinhos da idosa decidiram também por organizar uma agenda de visitas à tia nos finais de semana — Rafael Batista/ Comunicação DPE-TO

Após uma mediação realizada na tarde desta segunda-feira, 16, na sede da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), em Palmas, 14 pessoas de uma família decidiram pelo cuidado compartilhado de uma tia idosa. A mulher, de 93 anos, reside atualmente em uma instituição de longa permanência na Capital.

Um dos sobrinhos procurou a Defensoria Pública devido à dificuldade de chegar a um acordo com os primos sobre os cuidados com a tia, principalmente por conta dos custos elevados. O objetivo dele ao buscar a Defensoria era que mais membros da família pudessem participar financeiramente e afetivamente dos cuidados com a idosa, uma vez que ela não se casou nem teve filhos, e os irmãos já são todos falecidos.

A família foi atendida pelo Núcleo de Mediação e Conciliação (Numecon) onde foram atendidos pela mediadora do Núcleo, psicóloga Lane Ruth de Souza Barros.

“A mediação é uma forma voluntária de solução de conflitos que estimula o diálogo e a construção conjunta de decisões, como aconteceu com essa família. Além de resolver o conflito, ela permitirá restabelecer os vínculos afetivos e parentais entre seus integrantes. Eles compareceram, dialogaram, cada um expôs suas percepções sobre a situação e como gostariam que a questão fosse resolvida e, ao final, conseguiram chegar a um acordo”, explicou Lane Ruth.

Além da contribuição financeira, os sobrinhos da idosa decidiram organizar uma agenda de visitas à tia nos finais de semana, com a possibilidade, inclusive, de levá-la para passear e participar de atividades em família.

O coordenador em substituição do Numecon, defensor público Fabrício Silva Brito, reforçou a importância do trabalho desenvolvido pelo Núcleo, para uma cultura de paz. 

“A Defensoria Pública, por meio do Numecon, cumpre sua missão institucional de apresentar aos cidadãos soluções adequadas para a resolução de seus conflitos, utilizando a mediação, conciliação e demais técnicas de composição de conflitos. O resultado é o empoderamento das partes envolvidas, que ganham vez e voz como protagonistas na condução de suas vidas. Além disso, o incentivo ao diálogo e à colaboração contribui para uma cultura de paz e de convivência harmônica com as diferenças", concluiu Fabrício Brito.


Mediação e Conciliação

A Defensoria Pública do Tocantins conta com Núcleos Especializados de Mediação e Conciliação nas nove Diretorias Regionais. Por meio da mediação e conciliação é possível propiciar maior rapidez na solução dos conflitos, com resultados sociais expressivos e prevenir significativamente a redução de demandas judiciais.

A mediação de conflitos é trabalhada em diversas frentes, como direitos do consumidor, direito de família, relações de vizinhos, dentre outros.

Após mediação da Defensoria Pública, primos se unem para cuidados de tia idosa | DPE-TO