Uma solenidade na tarde desta terça-feira, 21, com a presença da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), abriu oficialmente as correições da Corregedoria Geral da Justiça na Comarca de Araguaína. Todo o trabalho correcional será realizado remotamente, por videoconferência, no período de 22 de setembro a 1º de outubro.
Na ocasião, a diretora do Núcleo Regional da Defensoria Pública de Araguaína em substituição, defensora pública Aline Mendes de Queiroz, falou da importância de se buscar soluções para que os jurisdicionados hipossuficientes tenham de fato acesso ao aparato tecnológico para participar dos atos judiciais. “Vivemos num Estado em que temos uma grande parte da população considerada juridicamente pobre, especialmente aqui na região norte, com dificuldades de locomoção, de acesso a telefones e a áreas com cobertura de internet. Assim, entender tal realidade e ter maior tolerância com pessoas simples que apresentam tais dificuldades é fundamental”, reforçou a Defensora Pública.
Segundo a Corregedora-Geral da Justiça, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, o propósito, enquanto Corregedoria, é não só colaborar, mas também orientar na busca do aprimoramento e da efetividade da prestação jurisdicional. “Queremos sim ouvir todos, magistrados, advogados, defensores, todos aqueles que compõem o sistema de justiça. (...) As cobranças, críticas, elogios que recebemos como forma de melhorar nosso serviço de prestação jurisdicional”, destacou a Desembargadora.
Correições
Os trabalhos correcionais acontecem nas unidades judiciais e administrativas, estabelecimentos prisionais, unidades socioeducativas e entidades de acolhimento da Comarca de Araguaína.